VOTAR 2019
Diario do Sul

50 Anos de Diário do SUL — A evolução do título do jornal

A passagem a diário exigia uma maior latitude de título que não podia ficar reduzido à cidade de Évora. Era preciso “conquistar” o Sul do País, em especial a região alentejana. Essa foi a matriz da escolha deste título.

Autor :Redacção «Diário do SUL»

Fonte: Redacção «Diário do SUL»

15 Janeiro 2019

“Diário do Sul” sucedeu ao trissemanário “Jornal de Évora” após cerca de 9 anos de espera pela licença de publicação. Os alicerces do “Diário do Sul” vieram dos 11 anos de existência do “Jornal de Évora” cuja experiência foi muito positiva para o jornalismo eborense. Se o “Jornal de Évora” foi a pedrada no charco na informação local, alternando a metodologia de forma de informar a população, também foi ele que exigiu e conseguiu que os jornalistas da época - que eram poucos e com ou-tras ocupações - passassem a ser respeitados e bem acolhidos nas Instituições.
A passagem a diário exigia uma maior latitude de título que não podia ficar reduzido à cidade de Évora.
Era preciso “conquistar” o Sul do País, em especial a região alentejana. Essa foi a matriz da escolha deste título só autorizado a sair no dia 25 de Fevereiro de 1969, data muito importante nos anais do jornalismo alentejano.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.