A Câmara de Beja vai promover um conjunto de iniciativas em todas as freguesias do concelho, a partir de sexta-feira e ao longo do ano, para divulgar o “rico património arqueológico” da Idade do Bronze na região.
14 Janeiro 2016
A iniciativa, intitulada “12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias – A Idade do Bronze na Região de Beja”, é organizada em parceria com o Projeto Outeiro do Circo e inclui uma conferência, uma exposição e um percurso pedestre em cada uma das freguesias.
“As atividades a desenvolver pretendem levar o conhecimento produzido sobre a Idade do Bronze às comunidades que hoje ocupam os mesmos espaços”, realçou a câmara municipal.
O principal objetivo do projeto, acrescentou, é a “realização de um conjunto de iniciativas de divulgação, que irão ao encontro das populações”, para dar a conhecer aos habitantes de cada freguesia os vestígios locais da Idade do Bronze.
Os trabalhos arqueológicos desenvolvidos no concelho de Beja, nos últimos anos, destacou a autarquia, confirmaram “a importância que era atribuída a esta região” durante o período conhecido como Idade do Bronze, entre 2000 a 800 antes de Cristo (a.C.).
“Esta época é, claramente, marcada pela importância dada à exploração dos ricos recursos naturais deste território e pela sua ocupação extensiva, como o provam as centenas de sítios arqueológicos atualmente conhecidos”, frisou.
O primeiro evento do programa, a conferência “Estelas, cemitérios e pessoas: a Idade do Bronze em Trigaches e São Brissos”, está agendado já para esta sexta-feira, às 19:00, na sede daquela união de freguesias, realizando-se, no dia seguinte, um passeio e exposição.
Ações idênticas vão ter lugar em Beringel (dias 05 e 06 de fevereiro), Quintos (18 e 19 de março), Santa Vitória/Mombeja (22 e 23 de abril), Albernoa/Trindade (06 e 07 de maio) ou Santiago Maior/S. João Batista (17 e 18 de junho).
Segundo o município, seguem-se Santa Clara do Louredo (15 e 16 de julho), Salvador/Santa Maria (19 e 20 de agosto), Cabeça Gorda (09 e 10 de setembro), Baleizão (07 e 08 de outubro), Neves (04 e 05 de novembro) e São Matias (16 e 17 de dezembro).