acerca el otoño
Diario do Sul
Twitter rectangular

China, Estados Unidos e União Europeia, futuros destinos de promoção turística conjunta da Extremadura, Centro de Portugal e Alentejo.

A direção geral de turismo e as entidades regionais de turismo do Centro de Portugal e Alentejo propuseram-se trabalhar em conjunto na promoção em países terceiros e elegeram os mercados da China, Estados Unidos e Europa Central para levar a cabo as primeiras ações.

21 Março 2017

Esta é uma das grandes conclusões da participação Extremenha na Bolsa de Turismo de Lisboa ( BTL), que terminou este domingo.O diretor geral de turismo, Francisco Martín Simón, reuniu-se, na quinta-feira com os responsáveis do Centro de Portugal e Alentejo, Pedro Machado e Vítor Silva, respetivamente, e definiram as áreas onde as três regiões podem ser atrativas nesses mercados: turismo religioso, património da Unesco, gastronomia e vinhos.

Do que diz respeito à primeira àrea, o Mosteiro de Guadalupe e o Santuário de Fátima, destino de milhares de peregrinos cada ano, são autênticos pesos pesados deste segmento turístico. Mas Extremenhos e Portugueses não deixam de lado outros aspetos como as Judiarias ou o legado Mulçumano, em ambos os casos de protagonismo notável nos dois lados da fronteira.

Martín, Machado e Silva, veem tambem um grande potencial nos dezoito selos da Unesco que abonam as três regiões, tanto material com oimaterial, entre eles, o citado Mosteiro de Guadalupe, o conjunto monumental de Cáceres, Mérida romana, a reserva da Biosfera de Monfragüe, os mosteiros de Alcobaça e Batalha, o centro Histórico de Évora, as fortificações de Elvas ou a Universidade de Coimbra, entre outros locais.

O terceiro produto que Extremenhos e Portugueses veem com muitas possibilidades de seduzir chineses, norte-americanos ou brasileiros é a gastronomia.
Desde o presunto ibérico de bolota e os enchidos extremenhos até ao peixe do Atlântico, passando pelos vinhos, as cerejas de Jerte e Fundão, o azeite, os queijos e a doçaria conventual, estes três territórios que somam mais de 3,5 milhões de habitantes contam com argumentos e matérias primas mais do que suficientes para mostrar um produto muito atrativo.

Despois de Lisboa, Extremadura participará na Feira Ibérica de Turismo (FIT) que terá lugar na cidade portuguesa da Guarda de 28 de Abril a 1 de Maio.

Será o “Destino Espanhol convidado” em um certame que celebra a sua 4ª edição e que pretende mostrar o melhor da oferta turística de Espanha e Portugal.

Além desta agenda, a Direção geral de Turismo tem previsto participar no Festival do Vinho em Setúbal ( 25-28 de Maio) , no IV Foro de turismo interno em Leiria ( 29 a 31 Maio ) e no Dia Mundial da Tapa ( 8 de Junho ).

“EL ALCALDE DE ZALAMEA”, FESTA DE INTERESSE TURÍSTICO NACIONAL

Na BTL, Francisco Martín reuniu-se com o diretor do Instituto Cervantes na capital portuguesa, Javier Rioyo, com o Alcaide de Zalamea de la Serena, Miguel Ángel Fuentes, e com o deputado de Desenvolvimento Local da Diputación de Badajoz, José Ángel Benítez.

Sobre a mesa estiveram projetos de colaboração e o retorno de Cervantes para que a representação teatral de ‘El Alcalde de Zalamea’, obra de Calderón de la Barca, em que cada verão participam cerca de 700 habitantes da povoação, seja declarada Festa de Interesse turístico Nacional.

Além disso, representantes do Núcleo Empresarial de Plasencia reuniram-se com Francisco Martín para analisar as possibilidades do turismo de Saúde Portugûes para a cidade do norte Extremenho.

junta

turismo

ue negro

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.