merida enamora
Diario do Sul
EL FARO Restaurantes

Extremadura, protagonista na Feira Ibérica de Turismo da Guarda

a região, ‘Destino espanhol convidado’ da FIT 2017, promove os seus atrativos naturais, culturais e gastronómicos em Portugal.

25 Abril 2017 | Publicado : 14:12 (25/04/2017) | Actualizado: 08:56 (27/04/2017)

Extremadura participa pela primeira vez na Feira Ibérica de Turismo (FIT), um evento para profissionais e público que terá lugar na cidade Portuguesa da Guarda de 28 de Abril a 1 de Maio. A Direção Geral de Turismo conta com um stand de 80 m2 em que diferentes entidades públicas, associações e empresas extremenhas levarão a cabo reuniões de trabalho, apresentações de serviços turísticos e degustação de produtos.

A região foi designada como "Destino Espanhol Convidado" pelos organizadores da FIT, uma oportunidade que a Extremadura quer aproveitar para fazer a promoção dos seus principais recursos naturais, culturais e gastronómicos no mercado português e, mais concretamente, na região Centro, com quem mantém uma excelente relação no âmbito turístico, como ficou demonstrado recentemente na Bolsa de Turismo de Lisboa ( BTL) e FITUR. A elaboração do primeiro mapa da Extremadura e Centro de Portugal, de onde se destaca o património histórico e a gastronomia de ambas as regiões, e a intenção de fazer a promoção conjuntamente em países terceiros, como a União Europeia ou China, são bons exemplos deste trabalho transfronteiriço.

Os locais com selo da Unesco (Cáceres, Mérida, Monasterio de Guadalupe, Reserva de la Biosfera de Monfragüe, Reserva de la Biosfera del Tajo Internacional y Geoparque Villuercas Ibores Jara), as cidades, o astroturismo, os espaços naturais, o turismo rural, os principais eventos culturais, entre eles, o Festival de Teatro de Clássico de Mérida, e a gastronomia são algumas das propostas que a Direção Geral de Turismo dará a conhecer na Guarda.

O setor empresarial extremenho terá protagonismo nesta 4ª edição da FIT, já que, para além das apresentações previstas no stand de turismo, haverá presença da região no espaço principal de conferências da feira. O Circulo empresarial Placentino encarregar-se-á de apresentar a Extremadura como um destino de Turismo de Saúde, bem estar e repouso, a empresa Oleosetin, de Robledillo de Gata falará do olivoturismo e vários profissionais extremenhos convidarão o público portugûes a descobrir o destino Extremadura.

O país vizinho, com que a Extremadura comparte mais de 400 km de "raia" é o principal mercado emissor de turistas estrangeiros na região. Em 2015, segundo o INE, 47.500 turistas portugueses alojaram-se em estabelecimentos turísticos extremenhos, 17% mais do que no ano anterior. Quase 19% dos turistas internacionais vieram do país vizinho, número que demonstra a importância de Portugal para a Comunidade Autónoma.


A FIT inaugura a 28 de Abril com as intervenções do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da CM da Guarda, Álvaro Amaro, o director Geral de Turismo da Extremadura, Francisco Martín Simón, e o responsável do Turismo de Cabo Verde (‘País convidado 2017’), Carlos Jorge dos Anjos.

Durante quatro dias, Guarda, a 220 km de distância de Cáceres por Ciudad Rodrigo e a 250 km de Badajoz pela estrada portuguesa A23, será a capital do turismo ibérico com a presença de empresas e instituições de Portugal e Espanha. A organização espera superar os números do ano passado, que foram de 100 expositores e 30.000 visitantes.

logo tipo

LOGO JUNTA

union europea

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.