acerca otoño 2
Diario do Sul
diario jornal

diário do SUL esteve presente a convite da CCDR Alentejo e viajou apoiado pelo Comité das Regiões

REGIÕES EUROPEIAS REÚNEM-SE PARA OPENDAYS EM BRUXELAS

A presença da CCDR Alentejo no Opendays do Comité das Regiões em Bruxelas foi bem aproveitada com a apresentação do projeto de Economia Circular, inserido na agenda regional para a Economia Circular que a CCDR Alentejo em conjunto com a Universidade de Évora tem vindo a promover, sobretudo nos setores da vinha, azeite e suinicultura.

Fonte: Redacção D.S.

20 Outubro 2017 | Publicado : 10:24 (20/10/2017) | Actualizado: 10:57 (20/10/2017)

A economia circular é agora o novo modelo de economia que passou de produzir e deitar fora ou reciclar os resíduos para uma economia de reutilização e recondicionamento de forma a aproveitar os resíduos como matéria prima para novos produtos.
O Alentejo coloca-se assim, na dianteira do plano de ação da Economia circular em Portugal (2017-2020) ao apresentar estratégias na agenda regional para uma melhor gestão sustentável dos recursos de forma a prolongar a vida dos produtos e reaproveitar os residuos que daí advenham.

Oiça em  http://www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt/docs/4-pdcasts/

Nos restantes dois dias do Opendays tivémos a oportunidade de ouvir :
Universidades como agentes de mudança nas regiões e cidades; produção de alimentos sustentável, novos alimentos e novas dietas (ouvimos o exemplo de Copenhaga que incentiva os produtores locais a mostrarem todos os produtos junto das creches para que as crianças conheçam e ganhem hábitos de consumo de produtos regionais); e ainda de ouvir sobre o futuro da Europa visto da perspetiva regional e local e por fim pensar o impacto que o Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia) terá nas universidades, nas instituições públicas e privadas, a propósito dos programas Interreg e Atlantic (programas Europeus de apoio regional e Governamental).

Veja em https://www.instagram.com/diariodosulalentejo/

OPENDAYS

positivo:

• oportunidade para as regiões apresentarem projetos regionais e captarem parceiros

• oportunidade de se conhecer outras realidades e soluções para problemas das regiões

• oportunidade de técnicos do Estado de conhecerem outra visão da Europa

negativo:

• demasiados eventos e alguns em simultâneo impedem uma maior dedicação e concentração por parte dos participantes e comunicação social.

• Sessões demasiadamente técnicas, com apresentações pré-definidas sem espaço para intervenções do público ou da comunicação social

• ausência da região Algarve

  

Opendays do Comité das Regiões: o que é?

A 15.ª Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, que decorreu entre 9 e 12 de outubro reuniu em Bruxelas mais de cinco mil órgãos de poder local, peritos e profissionais no domínio da política regional da UE. Ao longo de 130 seminários, tiveram a oportunidade de trocar experiências e pontos de vista sobre três grandes temas:

Construir regiões e municípios resilientes; Regiões e municípios como agentes da mudança; Partilhar o conhecimento para produzir resultados.

 

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.