merida enamora 2
Diario do Sul
alentejo 2020

Tradição

Cantadeiras de São Miguel de Machede na final do Festival INATEL da Canção

04 Novembro 2015

As Cantadeiras de São Miguel de Machede vão participar na final nacional do Festival INATEL da Canção 2015, no sábado 7 de novembro, pelas 15h, na Casa do Artista – Teatro Armando Cortez.

Cantarão “Figueira Brava” um tema original, de autoria e composição do próprio grupo, que reflecte na condição daqueles que “semeados na beira da vida”, tal como os Figos da Índia, são de “aspeto agreste” mas “escondem doçura”.

Depois de terem ganho a eliminatória distrital, vão agora a concurso com os representantes de outros Distritos do País. Serão acompanhadas por 3 músicos: Hugo Rico, na guitarra, Luis Pencas, no “Cachon” e Vicente no Contrabaixo.

Como era requisito a inscrição através dum Centro de Cultura e Desporto da rede do INATEL foram inscritas pela Sociedade Dramática e Recreativa Eborense, num gesto de grande gentileza do seu Presidente da Direção, o Sr. Estevão Bicho.

Este grupo de mulheres, que cantam, nasceu por iniciativa da Associação dos Amigos dos Idosos e Reformados de São Miguel de Machede, com a intenção de ajudar a animar alguns eventos dirigidos aos mais idosos daquela freguesia. É um grupo onde se vive o gozo da música, em que cada ensaio e cada apresentação são uma festa partilhada.

Desde setembro de 2013 o grupo tem sido orientado pelo Dr. João Canha e desde há março de 2015 com o apoio do Dr. Hugo Rico. Contam já com um percurso de apresentações dentro e fora do Distrito, levando músicas tradicionais alentejanas, a ousadia de umas danças de roda e também alguns originais.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.