Diario do Sul
diario jornal

Autos Clássicos & Antigos

Santiago do Cacém comemorou 120 anos da chegada do 1.º automóvel a Portugal

Fonte: LUSA

20 Outubro 2015

A Exposição e desfile de carros antigos marcaram, no fim de semana, em Santiago do Cacém, as comemorações dos 120 anos da chegada do primeiro automóvel a Portugal, o Panhard & Levassor, pelas mãos do conde de Avillez.

Segundo a Câmara de Santiago do Cacém, o Panhard & Levassor foi o primeiro automóvel importado para Portugal e a circular no país, em outubro de 1895, pelas mãos de D. Jorge d’Avillez, um jovem aristocrata daquela cidade do distrito de Setúbal.

O Panhard & Levassor desembarcou em Lisboa e depois, a uma velocidade máxima de 15 quilómetros por hora, realizou “uma viagem histórica” para Santiago do Cacém, que demorou três dias e ficou marcada por um conjunto de peripécias, lembra o município.

No sábado, o Panhard & Levassor voltou ao destino da sua primeira viagem em Portugal e é “a atração principal” das comemorações dos 120 anos do automóvel em Portugal, organizadas pela Câmara de Santiago do Cacém e pelo Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul com o apoio do Automóvel Club de Portugal (ACP).

Trata-se de uma “oportunidade” de ver o regresso a Santiago do Cacém e “ao fim de tanto tempo” do Panhard & Levassor, que pertence ao ACP e destaca-se no Museu dos Transportes e Comunicações, no Porto, refere a vice-presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Margarida Santos.

Segundo a autarca, as comemorações dos 120 anos do Panhard & Levassor em Portugal, que vão contar com a participação daquela e de outras 45 viaturas do Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul, que “tanta curiosidade despertam”, são “uma iniciativa única, um momento marcante para Santiago do Cacém”.

A “particularidade” da presença do Panhard & Levassor vai “despertar ainda mais a atenção”, porque “todos vão querer ver o carro que chegou pela primeira vez a Portugal e veio para Santiago do Cacém”, frisa Margarida Santos.

As comemorações arrancaram no sábado, com a chegada do Panhard & Levassor e de outros carros antigos a Santiago do Cacém, onde ficarão em exposição na avenida D. Nuno Álvares Pereira, junto ao edifício da câmara.

Os automóveis antigos participaram numa gincana clássica naquela avenida,e num desfile pelas principais ruas de Santiago do Cacém.

Seguiu-se o descerramento de uma placa evocativa dos 120 anos da chegada do Panhard & Levassor a Portugal, que vai decorrer às 17:15 no centro histórico de Santiago do Cacém, junto ao edifício onde o automóvel fez a primeira paragem na cidade.

No domingo, os automóveis antigos participaram em caravana num passeio por Vila Nova de Santo André.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.