Diario do Sul
diario jornal

“Escolas Superiores de Saúde: formação para emigração”

III Jornadas Internacionais de Enfermagem

Em Portalegre (ESTG) decorreram durante os dias 15 e 16 de Maio as “III Jornadas Internacionais do Norte Alentejano”

Autor :João Trindade

Fonte: Diario do Sul

19 Maio 2015

Em Portalegre (ESTG) decorreram durante os dia 15 e 16 de Maio as “III Jornadas Internacionais do Norte Alentejano” que contaram com a participação de dezenas de oradores, entre os quais estiveram representantes da Extremadura e Andaluzia (Espanha). As jornadas tiveram como temas centrais os “cuidados dos Enfermeiros no tratamento de feridas crónicas, práticas clínicas, e gestão de recursos”, com a mais valia das Escolas Superiores de Saúde em particular do Alentejo estarem todas representadas.
Na sessão de abertura, usou da palavra o Prof. Doutor Manuel Lopes da Universidade de Évora; seguiu-se uma mesa redonda moderada pela Professora Paula Ferreira, com o tema “os caminhos da formação em Enfermagem”.
Posteriormente o ciclo de oradores teve a seu cargo; “Enfermagem na liderança e gestão das organizações de saúde; a terapia compressiva; gestão moderna da ferida; a importância da intervenção multidisciplinar; o estado da saúde, realidades IBÉricas; 35 anos do SNS 35 ideias para o futuro; a qualidade em saúde, modelo Andaluz; cuidados hospitalares, e a pessoa estomatizada.
A sessão de encerramento teve como ponto de referência “identidade da enfermagem um compromisso com o futuro”. Sérgio Antunes de Carvalho, Presidente das Jornadas disse ao Diário do Sul. “O principal objectivo desta iniciativa, é para além dos temas em análise, proporcionar mais formas de intervenção e limitar os perigos e complicações sobre diversas patologias”. Questionado sobre o momento actual dos enfermeiros no Alentejo, observou “do que me é dado perceber, no contexto do Alentejo, temos as Escolas Superiores de Saúde a formar Enfermeiros que depois são obrigados a emigrar pelas políticas destrutivas do Governo”.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.