Diario do Sul
Twitter rectangular

Com PR na apresentação do projeto

Igreja quer requalificar Catedral de Portalegre

A diocese de Portalegre-Castelo Branco vai apresentar esta quinta-feira o projeto de reabilitação e instalação do tesouro da Catedral de Portalegre. O Presidente da República (PR), Marcelo Rebelo de Sousa, deve assistir à sessão pública.

Bruno Calado Silva

19 Abril 2016 | Publicado : 12:22 (19/04/2016) | Actualizado: 12:25 (19/04/2016) | Fonte: Agência Ecclesia

O projeto faz parte do programa Rota das Catedrais, mas a reabilitação daquele monumento nacional tem caminhado de forma lenta porque a “burocracia é muito grande”, afirmou à agência Ecclesia D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco.

A catedral de Portalegre “tem o maior conjunto de retábulos maneiristas de Portugal, realçou o bispo. “Os retábulos estão a degradar-se com as patologias próprias”, advertiu.

A apresentação do projeto, que está a ser trabalhado desde 2009, inclui a visita a “uma exposição de metais preciosos”, patente na sacristia principal da Sé de Portalegre, revelou o cónego Bonifácio Bernardo, membro da Comissão dos Bens Culturais da igreja.

A presença de Marcelo Rebelo de Sousa vai também contribuir para “chamar à atenção” para a realidade do interior do país, garantiu D. Antonino Dias.

O PR vai visitar os distritos de Portalegre, Évora e Beja, entre os próximos dias 21 e 23, na primeira edição de uma iniciativa que designou como ‘Portugal Próximo’.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.