MALO
Diario do Sul
CCDR Portugal 2020

Filatelia

EMISSÃO FILATÉLICA CELEBRA 40 ANOS DAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ENTRE CHINA E PORTUGAL

Os CTT – Correios de Portugal celebraram o 40º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas oficiais entre a República Portuguesa e a República Popular da China com uma emissão de selos emitida no passado dia 8 de fevereiro. Assinalar o relacionamento entre estes dois países é o objetivo desta emissão filatélica, que acolhe um tema comum aos dois países: o chá.

11 Fevereiro 2019

O evento de apresentação e lançamento desta nova emissão filatélica teve lugar no passado dia 8 de fevereiro, sexta-feira, pelas 11h30, no edifício Sede dos CTT – Correios de Portugal. A cerimónia contou com a presença de Sua Excelência, O Embaixador da República Popular da China na República Portuguesa, Cai Run, do Presidente dos CTT, Francisco de Lacerda e do Diretor de Serviços da Ásia e Oceânia do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Presentes estiveram ainda o Presidente da Associação de Comerciantes e Industriais Luso-Chineses, Choi Man Hin, o Presidente do Observatório da China, Rui Lourido e o Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, Pedro Marçal Vaz Pereira, para além do Diretor de Filatelia dos CTT, Raul Moreira.

Na cerimónia, o Embaixador da República Popular da China na República Portuguesa, Cai Run, fez questão de salientar que “atualmente as relações sino-portuguesas encontram-se na sua melhor fase”, “com benefícios para os dois países”. “O chá é um laço importante entre os nossos dois países”, acrescentou ainda, referindo-se ao tema da emissão. Já o Presidente dos CTT, Francisco de Lacerda, afirmou que há 40 anos se estabeleceram “as bases entre os nossos dois países, cujo conhecimento era muito mais antigo”. Em relação à emissão, Francisco de Lacerda referiu que “relembra um passado de tantos séculos e antecipa um futuro auspicioso”.

A temática do chá é apresentada, pelo lado chinês, por um conjunto de chá em argila roxa de Wang Yinxian, mestre na arte cerâmica contemporânea de Yixing Zisha, incluída na lista de património cultural imaterial do país. Este exemplo tem inspiração na cerâmica artesanal chinesa Zisha, datada do século XVI (dinastia Ming), com origem em Yixing, província de Jiangsu, sudoeste da China. Já do lado português, um bule e açucareiro de serviço de chá em prata do início séc. XIX, atribuído a António Firmo da Costa e pertencente ao Bispo de Lamego, D. José de Jesus Maria Pinto, foi a imagem escolhida.

As relações históricas e de amizade que esta emissão vem agora celebrar começaram logo no século XVI, após os navegantes portugueses terem conseguido unir a rota marítima do Cabo da Boa Esperança à Rota Marítima da Seda. Desde então, têm-se vindo a ampliar o conhecimento e a influência recíproca entre os dois povos, quer a nível de saberes e tecnologias, quer a nível cultural.

Portugal e a China desenvolvem hoje relações de profundo respeito e amizade mútua, em múltiplas áreas de atividade —política, económica, social e cultural, nomeadamente participando na iniciativa chinesa «Uma Faixa e Uma Rota», no âmbito mais global das relações europeias e internacionais de Portugal.

Esta emissão é composta por dois selos, um com o valor facial de 0,53€ e uma tiragem de 120 000 exemplares e outro com valor facial de 0,91€ e uma tiragem de 120 000 exemplares. Os selos têm o formato de 40 X 30,6mm e o design esteve a cargo do Atelier Design&etc e Elizabete Fonseca. 

As obliterações de primeiro dia serão feitas nas lojas dos Restauradores em Lisboa, Munícipio no Porto, Zarco no Funchal, e Antero de Quental  em Ponta Delgada.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.