Diario do Sul
Twitter rectangular

Dia 30 de Setembro assinala-se o Dia Nacional contra o Cancro Digestivo

ÉVORA RECEBE PEDITÓRIO NACIONAL PROMOVIDO PELA EUROPACOLON PORTUGAL

A Europacolon Portugal – Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo – vai assinalar o dia nacional do cancro digestivo com o lançamento de um Peditório Nacional, que irá ajudar a financiar uma nova Unidade de Rastreio e Diagnóstico do Cancro Digestivo, e que se vai realizar nos próximos dias 29 e 30 de Setembro, 1 e 2 de Outubro, em todos os distritos do país.

27 Setembro 2016

Esta ação pretende, para além da angariação de fundos, sensibilizar e informar milhares de pessoas sobre este tipo de patologias e para a necessidade do diagnóstico precoce. “Todos os interessados em colaborar com a nossa Associação poderão fazê-lo junto dos nossos voluntários que estarão devidamente identificados e com caixas mealheiros, distribuídos, em diversos pontos de interesse. Estarão assim a contribuir para o melhor acesso ao diagnóstico precoce dos cancros rastreáveis do foro digestivo e para a consecução dos nossos projetos, atividades e serviços que são inteiramente gratuitos à população. Contamos com o Vosso importante apoio!” afirma Vítor Neves.

A Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo centra o seu trabalho diário na população e, neste sentido, também irá desenvolver, em parceria com os Laboratórios do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, uma Ação de Rastreio ao Cancro do Cólon e Reto que consiste na Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes. Esta ação irá ocorrer em cerca de 300 postos de colheita daquele Grupo Laboratorial, em todo o território nacional, de 1 de Outubro a 15 de Novembro. Este exame é um teste simples de realizar, não invasivo, que procura a deteção de vestígios de sangue nas fezes e que, em caso de análise positiva, os utentes serão referenciados para o médico, no sentido da realização de uma colonoscopia. As pessoas que manifestarem interesse no rastreio serão selecionadas através de critérios de inclusão, disponíveis nos locais de colheita, e poderão realizar o mesmo em um dos cerca de 300 postos disponíveis (que podem ser consultados em www.germanodesousa.com/postos-de-colheita).

O Cancro Digestivo é o que mais mata em Portugal. Os números atuais do Cancro Digestivo são dramáticos e preocupantes. Morrem 24 Pessoas por dia em Portugal, 11 devido ao Cancro Colo-Rectal. A Europacolon Portugal alerta para a premente necessidade de mudança desta realidade, que pode e deve ser alterada essencialmente através do diagnóstico precoce que continua a não existir de base populacional em Portugal (em muitos casos, até pode mesmo evitar a doença), do aumento dos conhecimentos da população em Saúde e da alteração dos hábitos comportamentais de cada um, como nos elucida Vítor Neves, Presidente da Europacolon Portugal.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.