Diario do Sul
Twitter rectangular

Instituição vai dinamizar um programa na Rádio Telefonia do Alentejo

Universidade Sénior de Évora tem mais de 200 alunos inscritos neste ano letivo

Com mais de dez anos de existência, a Universidade Sénior de Évora (USE) tem vindo progressivamente a atrair mais alunos e a diversificar o seu leque de oferta ao nível das áreas lecionadas.

Autor :Marina Pardal

Fonte: Redacção D.S.

17 Outubro 2016

Neste ano letivo, que teve início na passada semana, conta com mais de 200 alunos inscritos e apresenta cerca de 40 disciplinas.

Uma das novidades é a colaboração que vai ser iniciada com o Grupo Diário do Sul, que inclui a dinamização de um programa na Rádio Telefonia do Alentejo.

De acordo com Maria de Jesus Florindo, presidente da Direção da USE, “esta é uma instituição privada sem fins lucrativos e não tem por objetivo atribuir graus académicos”, esclarecendo que “é uma entidade aberta a todas as pessoas que têm mais de 50 anos, independentemente do seu grau de escolaridade e dos conhecimentos que tenham”.

Acrescentou ainda que “pretendemos promover o envelhecimento ativo e combater o isolamento e a solidão”.

A mesma responsável explicou que “além de todas as aulas que estão disponíveis, temos também outros projetos e parcerias para conseguir combater os problemas que afetam esta faixa etária”.

Em relação ao crescimento que a USE tem registado, Maria de Jesus Florindo recordou que “no primeiro ano contámos com cerca de 60 alunos inscritos e neste ano letivo temos cerca de 210 alunos”, constatando que “até aos dias de hoje já tivemos mais de 500 pessoas inscritas, sendo que uns vão entrando e outros vão saindo”.

Mencionou ainda que “a oferta que temos é bastante alargada, contamos com cerca de 40 disciplinas diferentes”, focando que “os nossos professores são todos voluntários, pois um projeto como este só faz sentido desta forma”.

Segundo a presidente da USE, “as disciplinas vão ao encontro dos interesses dos alunos, mas também das áreas que os voluntários podem lecionar”.

Assegurou também que “as novas tecnologias são uma das áreas que atraem mais alunos, havendo mais de 100 pessoas inscritas, em diferentes níveis e em variantes desta área, como vídeo digital ou criação de um blog”.

Outras áreas que estão disponíveis são as artes plásticas, pintura a óleo, artes decorativas, bordados de Arraiolos, música, dança ou atividade física.

Literatura portuguesa, Espanhol, Inglês, Francês, Filosofia, História, temas da atualidade ou cidadania são mais alguns exemplos.

Maria de Jesus Florindo destacou ainda que “a tuna conta com 40 elementos, atuando em vários eventos de âmbito local e nacional”.

A mesma responsável avançou também com alguns dos projetos que estão a ser desenvolvidos pela USE.

“Estamos a preparar uma parceria com o Grupo Diário do Sul, que consiste na colaboração com alguns textos para o jornal, mas também em ter um espaço sénior na rádio, que em princípio será semanal”, realçou, frisando que “devemos começar em breve, mas ainda não temos a data definida”.

Maria de Jesus Florindo evidenciou que “o objetivo é dar a conhecer mais sobre a USE, contando com o testemunho de voluntários e de alunos, entre outros conteúdos”.

Revelou também que “temos uma parceria com o Clube de Bilhar de Évora, no sentido dos nossos alunos poderem ir jogar no clube, mas ainda não está definida a periodicidade”.

A esse respeito disse que “alguns estudos apontam que a prática de bilhar é eficiente no combate ao Alzheimer e ao mesmo tempo queremos promover encontros intergeracionais, entre avós e netos, por exemplo”.

A mesma responsável apontou que “recentemente foi aprovado um projeto financiado e apoiado pelo Fundo do Consumidor, em que trabalhamos temas relacionados com as vendas agressivas, a utilização de números de telefone de valor acrescentado, consumo excessivo, leitura das faturas da luz, por exemplo, tarifários adequados às necessidades, entre outros”.

Através deste projeto, “fazemos ações de sensibilização, incluindo com outras entidades que necessitem deste tipo de iniciativas”, sublinhou.

Para além disso, “temos também a disciplina que tem a ver com os comportamentos do consumidor, onde estas temáticas são abordadas”, assegurou.

As inscrições para ser voluntário ou para ser aluno na USE podem ser feitas pelo telefone 266 733 085 ou pelo email: u.senior.evora @gmail.com

Os interessados podem também deslocar-se à sede da instituição, que está situada na Rua Fernanda Seno n.º 20-B, na Horta das Figueiras (perto da farmácia).

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.