merida enamora
Diario do Sul
Twitter rectangular

Entrega de diplomas a Voluntários de Equipas de Vigilância Florestal em Montemor-o-Novo

19 Outubro 2016 | Fonte: Nota de Imprensa

O Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas 2016 decorreu entre 01 de julho e 30 de setembro. No passado dia 15 de outubro decorreu no Salão Nobre do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo a entrega dos diplomas aos jovens voluntários que participaram neste Programa.
De forma a dar continuidade ao Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas, criado pelo Município de Montemor-o-Novo em 2006, em 2016 decorreu mais uma edição do Programa de Voluntariado Jovem - Equipa Fixa de Vigilância Florestal, perfazendo este ano 10 anos de existência.
O programa de vigilância florestal, com custos de operacionalização estimados em €5000 tem tido um crescente envolvimento e interesse por parte dos jovens na preservação dos valores naturais existentes no concelho.
Face à experiência vivida e aos resultados obtidos, a grande maioria dos voluntários tem vindo a manifestar vontade de participar novamente na iniciativa. Desde 2006 já participaram no programa aproximadamente 350 jovens.
A operacionalização da Equipa de Vigilância Florestal tem sido possível devido à estreita colaboração e articulação entre a Câmara Municipal e os agentes de proteção civil do concelho com competência na Defesa da Floresta Contra Incêndios, nomeadamente a GNR e os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

No que respeita aos Resultados obtidos com a operacionalização do programa, verificou-se:

• Uma rápida deteção de colunas de fumo, os jovens detetaram e reportaram dezenas de colunas de fumo com origem no concelho e em concelhos limítrofes;
• O encurtamento dos tempos de alerta e acionamento dos meios dos Bombeiros Voluntários;
• A diminuição dos tempos de resposta das forças operacionais em incêndios ainda nascentes;
• A possibilidade de triangulação com outros postos de vigia e consequentemente maior precisão e celeridade na localização das ocorrências;
• O aumento da consciencialização dos jovens e da população em geral sobre a proteção dos valores naturais;
• A redução do número de ocorrências.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.