Diario do Sul
Twitter rectangular

De 28 de outubro a 6 de novembro

Mostra Gastronómica de Arraiolos – Sabores, arte e tradição

19 Outubro 2016 | Publicado : 17:06 (19/10/2016) | Actualizado: 18:35 (19/10/2016) | Fonte: Nota de Imprensa

Decorre de 28 de outubro a 6 de novembro no Arraiolos Multiusos, a Mostra Gastronómica, a Feira do Tapete e o 9º Festival da Empada.
O evento promovido pela Câmara Municipal de Arraiolos pretende divulgar e promover as potencialidades turísticas do concelho, nomeadamente, na área da gastronomia e do artesanato.
Os produtos locais da gastronomia Arraiolense marcam presença. Aqui encontramos os enchidos e os vinhos, os queijos e o mel, a empada e o pastel de toucinho, as cavacas de Vimieiro e os licores, bem como outros sabores da gastronomia local.
O Turismo Rural, a restauração, o enoturismo e o artesanato são algumas das atividades económicas representadas nesta iniciativa, onde se espera um elevado número de visitantes, face à oferta que Arraiolos têm, bem como o valor da gastronomia Arraiolense e do Tapete de Arraiolos, principais argumentos desta iniciativa.
Presente está também a Empada de Arraiolos, objeto de medidas de qualificação através do registo da marca “Empada de Arraiolos ®”.
Ações de valorização são ainda a candidatura para inscrição na lista do Património Imaterial da Humanidade da UNESCO do Tapete de Arraiolos e as medidas legislativas tomadas na Assembleia da República com a aprovação duma resolução sobre o Centro para a Promoção e Valorização do Tapete de Arraiolos, elementos essenciais para obter a certificação necessária ao Tapete de Arraiolos.
De acordo com a Câmara Municipal de Arraiolos, “a mostra gastronómica vai na sua 17ª edição o que realça a importância deste certame para a economia local”, sendo que este evento é o culminar das “semanas temáticas que desenvolvemos com os estabelecimentos de restauração do concelho ao logo de todo o ano”.
Para além disso, constitui “um contributo importante na divulgação e promoção do concelho e das empresas que trabalham na área do turismo, quer se trate de restauração, alojamento, artesanato ou outras atividades de animação e lazer.”
O programa que integra a gastronomia, o festival da empada e o artesanato, tem uma componente de animação cultural, exposições e espetáculos.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.