Diario do Sul
Twitter rectangular

ARRAIOLOS

Mostra Gastronómica abre ao público

De 28 de outubro a 6 de novembro ao visitar a Vila de Arraiolos tem à sua espera os sabores da gastronomia Arraiolense, o seu mais genuíno artesanato, bem como o Festival da Empada.

28 Outubro 2016

Um conjunto de atividades de animação, espetáculos e exposições complementam a oferta para os próximos dez dias.

Em declarações ao Diário do Sul, o Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos considera que este evento “dá um contributo importante na promoção do concelho e das empresas que trabalham na área do turismo, quer se trate de restauração, alojamento, artesanato ou outras atividades de animação e lazer”.

Refira-se que esta Mostra dá relevo aos produtos locais da gastronomia Arraiolense, nomeadamente, os enchidos e os vinhos, os queijos e o mel, a empada e o pastel de toucinho, as cavacas de Vimieiro e os licores, bem como outros sabores da gastronomia local.

O Turismo Rural, a restauração, o enoturismo e o artesanato são algumas das atividades económicas representadas nesta iniciativa, onde se espera um elevado número de visitantes, face à oferta que Arraiolos têm, bem como o valor da gastronomia Arraiolense e do Tapete de Arraiolos, principais argumentos desta iniciativa.

Presente está também a Empada de Arraiolos, objeto de medidas de qualificação através do registo da marca “Empada de Arraiolos ®”.

Ações de valorização são ainda a candidatura para inscrição na lista do Património Imaterial da Humanidade da UNESCO do Tapete de Arraiolos e as medidas legislativas tomadas na Assembleia da República com a aprovação duma resolução sobre o Centro para a Promoção e Valorização do Tapete de Arraiolos, elementos essenciais para obter a certificação necessária ao Tapete de Arraiolos.

Visite Arraiolos, terra alentejana de tapetes colorida, detentora de um significativo património histórico, cultural, natural e paisagístico, percorra os caminhos da nossa História: suba ao Castelo, único pela sua muralha circular, com mais de setecentos anos de história, deixe que as lendas da “Sempre Noiva” possam passear no seu imaginário e visite o Convento dos Lóios, a Igreja da Misericórdia e a sua azulejaria do Séc. XVII, os vestígios romanos na aldeia de Santana do Campo, o “Centro Interpretativo Mundo Rural Vimieiro”, o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos e deixe-se encantar por uma estadia numa das unidades hoteleiras do nosso concelho.

O concelho de Arraiolos através deste evento dá a conhecer um conjunto de atividades que caraterizam e valorizam o seu território, transportando raízes identitárias que valorizam o território.

A Câmara municipal de Arraiolos expresa a sua determinação no apoio às atividades económicas, culturais e desportivas e o inequívoco empenho na concretização do objetivo de construir um concelho com mais qualidade de vida, um concelho melhor.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.