Diario do Sul
Twitter rectangular

Reabilitação Urbana em debate na Universidade de Évora

Fonte: Câmara Municipal de Évora

21 Novembro 2016 | Publicado : 17:20 (21/11/2016) | Actualizado: 17:20 (21/11/2016)

A Câmara Municipal de Évora e a Universidade promovem, no próximo dia 23 de novembro, o 2.º Encontro de Reabilitação Urbana, que este ano volta a ter como objetivo reunir entidades públicas e privadas, para discutir novas dinâmicas de reabilitação urbana, em torno de experiências colaborativas e experiências construtivas.
A sessão de abertura, agendada para as 09h30, contará com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e da vice-reitora da Universidade, Ausenda de Cáceres Balbino.
Durante a manhã, o painel das experiências colaborativas contará com a moderação do Vereador Eduardo Luciano, e as intervenções de: Fernando Matos Rodrigues e António J. Cerejeira Fontes, que irão abordar a experiência sobre a participação dos moradores no processo de reabilitação da Ilha da Bela Vista, no Porto (Laboratório da Habitação Básica Participada); e de Tiago Mota Saraiva e Ana Catarino, que falarão sobre a participação dos moradores das Terras da Costa no projeto Cozinha Comunitária Almada (Ateliermob).
Por outro lado, com a moderação de Saudade Baltazar, do Departamento de Sociologia, Alexandra Paio e António Brito Guterres irão apresentar a parceria no âmbito do Curso de Territórios Colaborativos em Lisboa, (ISCTE, CML e Arquitetos sem Fronteiras) e, para finalizar, José Mendes e Henrique Velez apresentam a experiência do Grupo de trabalho no Bairro da Cruz da Picada em Évora (JFMHF e ADBES).
No período da tarde, o painel das experiências construtivas, moderado por João Pires, da Direção Regional de Cultura do Alentejo, contará com a participação de Sofia Aleixo (VMSA, arquitetos), que abordará as metodologias éticas, construtivas e colaborativas no âmbito de experiência de reabilitação e restauro do Liceu Passos Manuel em Lisboa; com a apresentação de António Morais (FA/UL), que falará sobre o reforço sísmico não estruturais; de Carlos Fialho (FA/UL), que apresentará os critérios de autenticidade na reabilitação arquitetónica e urbana, e finalizando, com a participação de Vitor Cóias (GECoRPA), que falará sobre a reabilitação pouco intrusiva em edifícios antigos.
O 2º Encontro de Reabilitação Urbana destina-se a todas as instituições e profissionais (públicos e privados), assim como a todos os estudantes interessados sobre esta matéria.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.