Diario do Sul
Portugal2020

Castro Verde

Veneno mata espécies na zona de proteção especial (ZPE) de Castro Verde

Na última semana 11 animais selvagens foram vítimas de envenenamento na Zona de Proteção Especial (ZPE) de Castro Verde.

Fonte: Câmara Municipal de Castro Verde

28 Novembro 2016

As espécies envenenadas incluem nove milhafres-reais, uma águia-imperial-ibérica, ambas espécies ameaçadas em Portugal, e uma raposa. O alerta foi dado pela LPN e o caso entregue às entidades competentes, estando em curso uma investigação para apuramento dos factos. As equipas do SEPNA da GNR têm vindo a recolher todos os cadáveres encontrados, assim como outras evidências no local que foram encaminhadas para análises forenses e que possibilitarão, em breve, a causa da morte e o autor do crime.

O uso ilegal de veneno é uma prática lesiva para a Natureza, que pode também afetar os seres humanos e os animais domésticos de forma bastante gravosa. Existe um risco elevado para a saúde pública quer, através da introdução na cadeia alimentar humana devido ao consumo de animais contaminados (coelhos, lebres ou perdizes), quer pelo contacto direto por manipulação de iscos ou contacto com fluídos de animais envenenados.

A Câmara Municipal de Castro Verde manifesta a sua preocupação pelo ocorrido, um ato que contraria um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no concelho ao longo das últimas décadas, e que considera um atentado à conservação da Natureza e uma situação gravosa para a saúde pública.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.