merida enamora
Diario do Sul
EL FARO Restaurantes

Évora

Évora prepara candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027

O Anúncio foi feito na passada sexta-feira, dia 25, por Carlos Pinto de Sá, Presidente da autarquia eborense, durante a sessão evocativa dos 30 anos da classificação do centro histórico de Évora como Património Mundial.

29 Novembro 2016 | Fonte: Câmara Municipal de Évora

A Câmara Municipal de Évora está a preparar a candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027. O processo está a ser elaborado em conjunto com outras cinco entidades locais e regionais (Universidade, Entidade Regional de Turismo, Direção Regional de Cultura, Comissão de Coordenação e Fundação Eugénio de Almeida).

​O Anúncio foi feito na passada sexta-feira, dia 25, por Carlos Pinto de Sá, Presidente da autarquia eborense, durante a sessão evocativa dos 30 anos da classificação do centro histórico de Évora como Património Mundial. O procedimento de candidatura será finalizado até 2020, prevendo-se a decisão final sobre a cidade escolhida para 2022. Sabe-se que Évora não está sozinha nesta corrida uma vez que Faro, Coimbra, Aveiro e Leiria também aspiram a ser Capital Europeia da Cultura.

Na cerimónia que decorreu no Teatro Garcia de Resende, Carlos Pinto de Sá voltou a lembrar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, apresentado recentemente, que vai fornecer financiamento para a revitalização do Centro Histórico. O autarca salientou que a classificação da UNESCO, em 1986, "transformou Évora positivamente", tendo permitido um "salto qualitativo e visibilidade internacional."

A sessão evocativa contou também com intervenções de Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, e Jorge Lobo de Mesquita, Presidente substituto da Comissão Nacional da UNESCO. O ato comemorativo terminou com um concerto pela Orquestra Philarmónica de Lisboa, sob a direção do Maestro Miguel Madaleno.​

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.