Diario do Sul
Twitter rectangular

Viana do Alentejo

“Cante Pr’ó Mundo” presta homenagem ao cante alentejano em Viana do Alentejo

O cante alentejano comemorou no passado dia 27 de novembro o segundo aniversário da inscrição como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e as Juntas de Freguesia do Concelho promovem dia 10 de dezembro, pelas 16h30, no Cineteatro Vianense, o espetáculo “Cante Pr’ó Mundo” que vai juntar em palco nove grupos corais do concelho, três deles constituídos por jovens, e doi

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Alentejo

09 Dezembro 2016

Numa tarde onde a identidade e a cultura vão andar de mãos dadas, os promotores do espetáculo pretendem, desta forma, prestar homenagem aos homens e mulheres que, de geração em geração, mantêm vivas as nossas raízes e tornam eternas através da sua voz dezenas de histórias e modos de vida caraterísticos do nosso Alentejo.

Em palco vão estar o Grupo Coral Tertúlia dos Amigos do Cante, o Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas, o Grupo Coral Trabalhadores de Alcáçovas, o Grupo Coral Feminino Paz e Unidade de Alcáçovas, o Grupo Moços da Vila, o Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo, o Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo, o Grupo Coral Velha Guarda de Viana do Alentejo e o Grupo Malha Vacas.

Recorde-se que em 2013, dada a sua importância e configurando-se esta manifestação como um importante elemento de identificação da sua história e memória coletiva, o Município de Viana do Alentejo declarou o Cante Alentejano como Património de Interesse Municipal.

Em 2012, a Associação MODA promoveu em Viana do Alentejo, no Cineteatro Vianense, o XIV Encontro da Moda que juntou em palco 35 grupos corais e onde esteve em cima da mesa a situação do cante no presente, a organização dos grupos, o cancioneiro, os ensaios e a candidatura do cante a património cultural imaterial da Unesco.

Esta homenagem do dia 10 de dezembro tem a particularidade de partilhar o cante com o mundo através da transmissão em direto na internet (facebook do município).

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.