merida enamora
Diario do Sul
Twitter rectangular

Évora

Trabalho das AEC’s em Évora enriquece a comunidade

27 Dezembro 2016 | Fonte: Câmara Municipal de Évora

Ao longo do corrente ano lectivo, os professores de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC's) ​desenvolveram um trabalho muito empenhado e de grande competência, com a finalidade de enriquecer ainda mais o currículo dos alunos.

Os profissionais conseguiram ir mais além das aulas na sua intervenção junto dos alunos e famílias, dinamizando um conjunto de iniciativas de animação que não envolvem somente a comunidade escolar, mas abarcam a restante comunidade e que registaram uma enorme adesão. Este trabalho realizado nas AEC demonstra claramente o investimento numa educação de qualidade que a Câmara Municipal de Évora oferece à população e que se insere nos valores da Cidade Educadora.

Neste sentido, realizaram diversas iniciativas, nomeadamente neste mês de Dezembro, estando inclusive já agendadas algumas para 2017, enquadradas na oferta disponível em termos de AEC para este ano que é de Inglês, Expressão Dramática, Música, Atividade Física e Desportiva, Jogos Matemáticos, Voar nas Palavras e Hip-Hop.

De salientar o ativo envolvimento nos eventos, além de professores e alunos, de professores titulares e de pais, como por exemplo nos Mini-Concertos da AEC de Música, que encheram o anfiteatro da Escola Manuel Ferreira Patrício e na participação no seminário "Évora Cidade Educadora". Os "Mini-Concertos" permitem que cada turma apresente aos seus familiares e amigos o trabalho realizado nas aulas de Ensino da Música.

Os Mini-Concertos envolvem os Agrupamentos de Escolas Manuel Ferreira Patrício e nº 4 de Évora com 10 turmas do Agrupamento. MFP (EB MFP, Vista Alegre, Senhora da Glória e Valverde) e 12 do Agrupamento nº4 (Azaruja e Galopim). Vinte e quatro turmas do 1.º Ciclo dos Agrupamentos de Escolas n.º 1 e 4, participaram também nos "Mini-Concertos", projeto implementado no âmbito da Atividade de Enriquecimento Curricular – Ensino da Música, dinamizada pela Câmara Municipal de Évora e os referidos Agrupamentos.

Já na AEC Jogos Matemáticos, durante o mês de Novembro e Dezembro, realizam-se as eliminatórias dos torneios Inter escolas e Inter agrupamento para apurar os finalistas que representarão Évora no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, a realizar nos dias 23 e 23 de Março em Guimarães. Envolveram alunos das EB S. Mamede, do Bairro de Almeirim, do Agrupamento de Escolas nº 2 e dos Salesianos.

No Halloween Fair participaram todos os Agrupamentos, sendo responsáveis os professores da AEC de Inglês, nalguns casos, com a colaboração dos professores de Inglês curricular/ apoio dos professores titulares de turma e grande envolvimento das famílias. A animação incluiu desfile de máscaras, jogos, sessões de cinema, canções, histórias teatralizadas e exposição de trabalhos, aliando a parte lúdica à pedagógica e facilitando a aprendizagem da língua inglesa.

Sob o lema Give a toy, os Agrupamentos de Escolas MFP e Severim de Faria fizeram a recolha de brinquedos à qual aderiram as escolas Horta das Figueiras, S. Mamede, Bairro de Almeirim, S. Manços, S. Sebastião da Giesteira, MFP, Valverde, Vista Alegre e Sra. da Glória. Foram responsáveis no Agrupamento 3 as professoras de Inglês Curricular e da AEC de Inglês e no Agrupamento 1 a professora das AEC de Inglês e a de Expressão Dramática. Os brinquedos recolhidos foram entregues à Associação Chão dos Meninos.O evento teve uma significativa adesão das famílias.

Na AEC de Expressão Dramática, teve lugar a festa da Escola da Vista Alegre no auditório da Malagueira, com a participação da AEC de Inglês. Foi dinamizada pelo Agrupamento de escolas MFP a "Oficina de Brinquedos", tendo como responsável a professora da AEC de Expressão Dramática. Consistiu numa peça de teatro para as famílias, com o apoio dos professores titulares de turma.

A AEC Voar nas Palavras centrou o seu trabalho em torno de autores de referência e respectivas obras (álbum ilustrado) no 1º período. Esta AEC surgiu em parceria com o projecto municipal "Voar na Asa dos Livros", visando ambos fomentar hábitos de leitura, procurando melhorar desempenhos linguísticos e promover a qualidade das aprendizagens.

Na Atividade Física e Desportiva, em Outubro, cerca de 800 crianças do agrupamento nº 1,2 e 3, estiveram presentes no Complexo Desportivo de Évora, onde experimentaram as modalidades do Jogar +, que este ano conta com cerca de 20 núcleos.

Na última semana de aulas, os professores de Hip Hop prepararam coreografias nalgumas escolas para apresentarem aos pais. Ainda em Dezembro, realizaram-se 2 reuniões com os encarregados de educação, direcionando as crianças para o Centro Pesa /Jogar +, programa centro desportivo de combate à obesidade infantil. Nos próximos períodos serão convidados os pais e mães a fazerem aulas de natação com os seus filhos, nomeadamente na semana do dia do Pai e da Mãe.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.