merida enamora 2
Diario do Sul
Twitter rectangular

Cine Oriental

António Zambujo atua em Aljustrel

No dia 20 de janeiro, às 22 horas, António Zambujo dará o primeiro espetáculo do ano de 2017 do Cine Oriental, em Aljustrel.

02 Janeiro 2017 | Fonte: Câmara Municipal de Aljustrel

O músico e cantor bejense, cada vez mais internacional, pisará o palco desta sala de espetáculos para homenagear o Alentejo e interpretar alguns dos seus maiores sucessos, num equilíbrio perfeito entre o fado e o cante alentejano.

Nascido em Beja, em 1975, António Zambujo cresceu a ouvir o cante alentejano, mas também se deslumbrou com as grandes vozes do fado. Com apenas oito anos, começou a estudar clarinete. Passou a adolescência a cantar em família, e aos 16 anos, ganhou um concurso destinado a jovens fadistas.

Cedo ainda, foi para Lisboa, onde conheceu os bastidores do fado. Fez parte do elenco do Clube de Fado e participou no musical “Amália” de Filipe La Féria. Em 2002, publica O Mesmo Fado. Depois, em 2004, com Por Meu Cante, vira-se para as raízes alentejanas e para o Cancioneiro de Beja, num casamento entre o fado e o cante, que lhe fará ganhar o prémio de Melhor Intérprete Masculino de Fado, atribuído pela Fundação Amália Rodrigues.

António Zambujo vai disseminando os seus talentos, misturando estilos e alargando as digressões um pouco por todo o mundo. O seu terceiro álbum, Outro Sentido, publicado em 2007, abre-lhe as portas no planeta da world music. Atravessa o Atlântico, canta Vinicius de Moraes, e inclui temas assinados por novos valores brasileiros, no álbum Guia, lançado em 2010. O seu reconhecimento e popularidade vão crescendo e Zambujo confirma-se como valor acrescentado em festivais em Portugal e no estrangeiro. Enche salas emblemáticas e participa em espetáculos memoráveis.

No álbum Quinto, as canções “Lambreta” ou “Flagrante” levam-no para o patamar do domínio público. E o disco Rua da Emenda, para a dimensão maior de um artista português. Em 2015, António Zambujo foi agraciado com dois Globos de Ouro para Melhor Intérprete Individual e Melhor Música, com “Pica do 7”, e condecorado pelo Presidente da República com a comenda de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Numa intensa digressão, nacional e internacional, Zambujo tem centenas de espetáculos agendados. Em janeiro, estará em Aljustrel para presentear o público com as suas canções. O espetáculo é cofinanciado pelo Alentejo2020- Programa Operacional Regional do Alentejo, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER”.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.