merida enamora
Diario do Sul
Twitter rectangular

Elvas

Festival de Cinema de Guerra da Raia de 13 a 21 de janeiro

03 Janeiro 2017 | Fonte: Câmara Municipal de Elvas

A primeira edição do Festival de Cinema de Guerra da Raia decorre em Elvas, de 13 a 21 de janeiro, no Auditório São Mateus, numa organização da AIAR - Associação de Desenvolvimento pela Cultura, com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

A programação coube à produtora Leopardo Filmes, do produtor Paulo Branco, e tem como objetivo “despertar o interesse pelas diversas áreas relacionadas com o cinema”, afirma Nuno Mocinha, presidente da edilidade elvense.

O programa contempla atividades nos dias 13, 14, 15, 20 e 21 de janeiro e exibição de dez filmes, com entradas gratuitas, estando a concurso, seis filmes de guerra, sendo também proferidas conferências.

O ícone desta primeira edição é um soldadinho, da autoria do arquiteto José Kuski e do Miguel Silva, e que vai ser entregue aos vencedores do festival.

Os filmes em exibição foram selecionados de entre a produção dos últimos dois anos: “O Filho de Saúl”, “Cartas da Guerra”, “Morte em Serajevo”, “Soy Nero”, “Uma Guerra” e “Francofonia”. Para além destes, os restantes quatro estão em duas seções, uma dedicada a uma cineasta russa Larissa Shepitko: “Asas” e “Ascenção”, e os outros dois sobre a guerra colonial portuguesa: “A Costa dos Murmúrios” e “Ivone Kane”.

O júri vai ser composto pela cineasta Margarida Cardoso, pelo ator Diogo Dória, pelo Comendador António Cachola, pelo Coronel José Paulo Berger e pelo escritor Miguel Real, com prémios para a realização, interpretação e argumento e um prémio especial do júri para o melhor contexto militar, outro para questões específicas militares e de guerra e um prémio do público.

Pode acompanhar toda a informação e programação na página facebook do Festival.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.