Diario do Sul
Twitter rectangular

Évora

Alunos dos Salesianos foram conhecer o Aeródromo Municipal de Évora

Fonte: Câmara Municipal de Évora

16 Janeiro 2017

Duas turmas de 2.º ano do Fundação Salesianos de Évora, com as respectivas professoras e auxiliares, foram no dia 12 de Janeiro conhecer as instalações do Aeródromo Municipal de Évora e o Serviço de Proteção Civil Municipal, no âmbito da ação educativa do município, denominada "Do Lado de Cá – A Autarquia das Portas para Dentro". A Vice-Presidente da Câmara Municipal, Élia Mira, também acompanhou a visita.

Esta iniciativa é a concretização no terreno de uma necessidade sentida pelas professoras da Fundação Salesianos, Jainete Massuça e Cristina Moita, no âmbito do programa de Estudo do Meio para o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que privilegia o contacto direto das crianças com a realidade onde se inserem. Perante isto a autarquia, com alguma tradição no desenvolvimento de projetos desta natureza, preparou agora esta ação educativa como forma de contribuir para um melhor entendimento da sua missão e dos serviços por si prestados, respondendo assim a um desafio e a uma necessidade apresentada pela escola.

"Do Lado de Cá", pretende funcionar como uma oportunidade de permitir aos alunos do 2.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, das escolas públicas e privadas, uma concreta aprendizagem sobre a instituição Câmara Municipal de Évora, pelo conhecimento, experimentação e reconhecimento dos serviços prestados à comunidade local.

A visita incluiu uma reunião com o Comandante do Serviço Municipal de Proteção Civil de Évora, Joaquim Piteira, que fez uma apresentação geral do serviço aos alunos, falando também de alguns aspectos mais relevantes do trabalho realizado.

Houve ainda a passagem de diapositivos sobre o livro "Nós e os Riscos", da Autoridade Nacional de Proteção Civil, que explica aos mais novos o que é a Proteção Civil e, através de jogos, lhes ensina como se proteger dos principais perigos.

Seguiu-se a visita às instalações, com passagem pela pista onde estão estacionados vários aviões, hangares onde são guardados os helicópteros, pela torre de controle e ainda com exibição da viatura de combate a incêndios.

"Este é um novo projecto que foi pensado na perspectiva de aproximação da Câmara Municipal, aos nossos munícipes mais novos", afirmou a Vice-Presidente Élia Mira. Explicou ainda que "proporciona um conhecimento dos serviços da Câmara aos miúdos e responde também a uma necessidade curricular dos alunos do Estudo do Meio, que prevê este conhecimento das instituições. Por outro lado, considerou "estamos numa Cidade Educadora e afirmamo-nos todos os dias como Cidade Educadora através destas iniciativas".

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.