merida enamora
Diario do Sul
Twitter rectangular

Évora

HUMANO-NATUREZA

Local: Igreja de S. Vicente Entrada Livre

17 Janeiro 2017 | Publicado : 10:21 (17/01/2017) | Actualizado: 10:23 (17/01/2017) | Fonte: Nota de Imprensa

Humano-natureza é uma exposição-projecto sobre ligações. Tudo começou na ligação primordial, a ligação com a terra-mãe. A partir dessa experiência/vivência, expandiram-se também múltiplas ligações entre os seres, humanos e não-humanos, todas pertença de uma mesma matriz de matéria e energia, em ciclos perpétuos. Foi assim que se lançou o desafio de pensar a sustentabilidade; através de uma experiência educativa em meio natural.
Nesta aventura, o pensamento e o sentimento estabeleceram também eles ligações, no domínio do visível e do invisível, do material e do imaterial; na busca do diálogo entre a razão e a poesia, da expressão do amor pelo belo e pela vida.
O projeto envolveu cerca de 50 alunos do ensino secundário, e decorreu de 2014 até ao presente ano letivo, em atividade interdisciplinar das disciplinas de Filosofia e Desenho.
Desenvolveu-se em duas fases: numa primeira fase, foram ministradas catorze aulas, em espaços exteriores à escola, em meio natural diversificado, tal como o montado, uma zona ribeirinha, ou o bosque mediterrânico. Numa segunda fase, e a partir de uma reflexão sobre a experiência de relação com a natureza vivida nestas aulas, foram produzidos trabalhos pelos alunos.
Estes trabalhos são agora expostos ao público e refletem aquilo que foi o processo de reflexão e de emergência de uma consciência de cariz ecocêntrico e cosmocêntrico, fundamental para um novo paradigma sócio ambiental centrado no cuidado do planeta, a nossa morada comum. O projeto aberto a múltiplas formas de reflexão, parece dar razão a Emily DeMoor, quando afirma que “ A educação para a sustentabilidade deve começar com o mundo natural. Tudo o resto é uma abstração e não serve para responder aos desafios educacionais do próximo século”.
PROGRAMA
18 de Janeiro (4ª feira), 18 h – Inauguração da Exposição Humano Natureza
19 de Janeiro(5ª feira), 18h – Debate: Ética Alimentar
26 de Janeiro(5ª feira), 18 h – Debate: As cidades enquanto lugares sustentáveis
31 de Janeiro(3ª feira), 18 h – Debate: Relação Humano/Natureza no sentido da educação e transformação.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.