Diario do Sul
Twitter rectangular

Arraiolos

Terra de sabores e tradições

23 Janeiro 2017 | Publicado : 12:15 (23/01/2017) | Actualizado: 12:16 (23/01/2017)

A Câmara Municipal de Arraiolos anunciou o inicio das Semanas Gastronómicas do concelho, a decorrer nos estabelecimentos de restauração.

De 4 a 19 de fevereiro têm lugar as “Semanas do Porco”.

Percorra a nossa história e procure descobrir na nossa gastronomia os traços duma ruralidade onde usos e costumes marcados pelo tempo, vindos da azafama do campos e feitos tradição, se traduzem em sabores e aromas únicos e intrínsecos da cozinha Arraiolense.

Para além da gastronomia, Arraiolos tem nos seus Tapetes, o mais genuíno artesanato português, um cartão de visita que se espelha no Centro Interpretativo do Tapete e Arraiolos, espaço privilegiado para conhecer mais da história e origem do Tapete de Arraiolos, na Vila Alentejana que lhe deu o nome.

No passado, em pleno Alentejo, os “Tapetes de Arraiolos” foram buscar ao meio rural envolvente os produtos necessários à sua feitura, quer na produção de lã oriunda do pastoreio de ovelhas, quer na recolha das plantas necessárias ao seu tingimento.

São “estes séculos de história, bordados à mão” que fazem conhecida a nossa vila, pelo mundo inteiro.

Arraiolos é detentor duma paisagem natural que o pintor Arraiolense Dordio Gomes (1890-1976) imortalizou nas suas telas, nomeadamente, as patentes no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A ruralidade do concelho tem no Centro Interpretativo Mundo Rural Vimieiro “um lugar da memória coletiva e dos processos de produção ligados ao mundo rural”.
Visite o concelho de arraiolos.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.