merida enamora 2
Diario do Sul
alentejo 2020

Montemor-o-Novo

Nova ETAR de Montemor-o-Novo

Importante investimento para a cidade.

31 Janeiro 2017 | Fonte: Nota de Imprensa

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo informa que, no âmbito do Contrato de Gestão – Exploração e Gestão do Sistema Público de Parceria Integrada de Águas do Alentejo, assinado entre a AGDA – Águas Publicas do Alentejo e 20 concelhos do Alentejo, entre os quais Montemor-o-Novo, está a ser construída a nova ETAR de Montemor-o-Novo.
O Sistema de Águas Residuais (SAR) de Montemor-o-Novo em alta será constituído por uma nova ETAR, para onde serão conduzidas a totalidade das águas residuais urbanas domésticas ou equiparadas através de cinco estações elevatórias e um conjunto de 9 km de condutas elevatórias e emissários.
A nova ETAR de Montemor-o-Novo, cuja construção é da responsabilidade da AgdA, situa-se a oeste da cidade e foi adjudicada pelo valor de 2,068 milhões de euros. A conclusão da obra está prevista para o final de 2017, após o que se seguirá uma fase de um ano de arranque, para testes e afinações.
Relativamente ao sistema intercetor, constituído pelas 5 estações elevatórias, cerca de 4,3 km de condutas elevatórias e 4,4 km de emissários, encontra-se atualmente em fase de preparação de concurso público, que se prevê seja lançado durante o primeiro trimestre de 2017, com um custo estimado de 2,4 Milhões de euros, prevendo-se um ano para a sua construção.
A realidade já demonstrou que só a gestão pública dos serviços de abastecimento de água e de saneamento é que defende os interesses públicos e os interesses das populações.
A solução encontrada pelo concelho de Montemor-o-Novo, e outros da região, para o estabelecimento de um sistema público de parceria integrado de Águas Públicas do Alentejo, que garante a existência de um parceiro tecnológico e financeiro com capacidade de investimento, a manutenção da competência de gestão na esfera dos municípios baseada no princípio da delegação de competências, o caráter integralmente público da entidade
constituída, a apresentação de candidaturas a financiamento, a manutenção da propriedade dos municípios sobre os investimentos, a sustentabilidade do sistema a preços socialmente justos e uma forma que garante a participação dos municípios em aspetos como investimentos e tarifários revelou-se a melhor decisão para Montemor e para os montemorenses.
A concretização destes importantes investimentos, a par do reforço do abastecimento de água à cidade e complementada com investimentos nos sistemas municipais dará um enorme contributo para uma melhor qualidade de vida na área urbana de Montemor-o-Novo.
Para dar a conhecer esta obra, no dia 27 de janeiro de 2017 realizou-se uma visita às obras de construção da nova ETAR de Montemor-o-Novo, com a presença de representantes da Câmara Municipal, da AgdA e de diversos órgãos de comunicação social.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.