merida enamora
Diario do Sul
Twitter rectangular

Évora

9as Jornadas do Hospital Veterinário Muralha de Évora

Évora Hotel 10 e 11 de Março 2017

06 Fevereiro 2017 | Fonte: Nota de Imprensa

O Hospital Veterinário Muralha de Évora, em parceria com a Equimuralha, vai realizar a 9ª edição das Jornadas Hospital Veterinário Muralha de Évora, nos próximos dias 10 e 11 de Março’17 no ÉvoraHotel.
Este ano, assim como no ano passado, o Monte Selvagem irá juntar-se a estas Jornadas. No dia 11 de Março no Évora Hotel decorrerá a componente teórica das 3as Jornadas Monte Selvagem em animais exóticos, seguida de uma visita técnica ao parque, no dia 12 de Março.
Com o objectivo de arriscar e inovar ainda mais, irão decorrer ainda no dia 11 de Março (igualmente no Évora Hotel) as 1ªs Jornadas de Sanidade Cinegética. Estas Jornadas resultam da parceria do Hospital Veterinário Muralha de Évora com a WAVES Portugal, uma associação de valorização e formação científica e técnica de profissionais da gestão e conservação da vida selvagem nos países euromediterranicos.
Estas Jornadas conjuntas, constituem um conjunto de seminários e workshops (que se realizarão maioritariamente no Évora Hotel) onde serão abordados interessantes temas da actualidade, sempre com o mesmo objectivo: responder às expectativas de todos os que nos procuram, conjugando elevados padrões de qualidade nas palestras e inovação.
As Jornadas constituem assim uma oportunidade para que investigadores, técnicos e outros profissionais dos sectores possam aprofundar conhecimentos, partilhar ideias, analisar e discutir o estado actual do conhecimento e das perspectivas futuras.
As Jornadas destinam-se à comunidade em geral, a produtores pecuários, criadores e proprietários de cavalos mas também a médicos veterinários, enfermeiros veterinários, profissionais ligados ao sector dos zoos, da caça, estudantes e a todos os interessados nestas actividades, que queiram aprofundar os seus conhecimentos e partilhar ideias, num evento que constituí uma referência a nível nacional.
Os temas para este ano são:
- Ruminantes: Novas Tendências na Produção Pecuária
- Equinos: Apostar no Presente, Planear o Futuro
- Animais Exóticos: Aves-Cuidados Veterinários e Bem-Estar
- Cinegética: Sanidade Cinegética
Em 2017 tentámos desenvolver um programa científico aliciante e com problemáticas e interesses atuais nestes diversos âmbitos, num evento que já é considerado o maior congresso de Bovinos de Carne em Portugal, uma referência para todos os profissionais do sector da pecuária extensiva, que, na sua última edição, reuniu cerca de 500 participantes.
Uma das novidades das 9as Jornadas Hospital Veterinário Muralha de Évora prende-se com a realização de vários Workshops para produtores pecuários/ criadores cavalos que visam temas bastante úteis e interessantes e onde os participantes podem privilegiar de sessões mais interactivas.
Ruminantes: Novas tendências na produção pecuária
“Novas tendências na produção pecuária”, é o tema que este ano será desenvolvido na sala de ruminantes. Durante 2 dias os participantes poderão assistir a palestras sobre doenças, prevenção, antibioterapia, gestão e comercialização.
Serão abordadas um conjunto de doenças “familiares” à maioria dos produtores, como a Paratuberculose, a Leptospirose, a Besnoitiose (entre outras) sendo que esta última vem sendo considerada como “ uma doença emergente no Alentejo”.
Este ano, e pela 1ª vez, vai falar-se também de resistência aos antibióticos. Em breve será restringida e nalguns casos, proibida a utilização de antibióticos em pecuária. Como iremos sobreviver sem antibióticos? Contamos com a presença do Professor Doutor Jorge Ferreira do European College of Veterinary Public Health (ECVPH) para abordar esse tema.
A interacção entre palestrantes e oradores é por nós sempre valorizada por isso este ano contamos com duas interessantes mesas redondas. Uma, que decorrerá no 1º dia de Jornadas onde serão debatidas algumas Estratégias de Comercialização e as Consequências dos Novos Mercados; para este interessante debate contamos com a presença do GPP (Gabinete de Planeamento, Politicas e Administração Geral), da Presidente da Associação Portuguesa dos Industriais de Carne, com representantes da Elipec e da Ajasul e com a participação de um produtor pecuário que movimenta actualmente milhares de ruminantes para o mercado externo e interno.
No 2º dia de Jornadas terá lugar outra Mesa Redonda subordinada ao tema; “Organizações de Produtores Pecuarios- Estratégias para o Futuro”, onde os produtores poderão ficar a conhecer os novos projectos das suas OPPs.
Relativamente aos workshops práticos para produtores, serão abordados temas como a optimização do unifeed, descornas precoces em vitelos, entre outros.
Equinos: Apostar no presente, planear o futuro
“Apostar no presente, planear o futuro” é o tema que este ano será desenvolvido na sala de equinos. Serão abordadas estratégias de prevenção das principais urgências, doenças emergentes e afecções comuns aparentemente inocentes mas com impacto no bem-estar equino.
Estas questões serão relacionadas com o impacto económico, a problemática da comercialização e dificuldades e entraves à exportação.
Estas jornadas têm como objectivo melhorar a formação de criadores, proprietários, equitadores e colegas ligados ao mundo do cavalo bem como uma partilha de experiências de forma a optimizar o bem-estar e a qualidade dos nossos cavalos.
Desta forma, a aposta deste ano serão os workshops práticos para proprietários, cavaleiros e criadores, nos quais serão abordados temas como suplementação desportiva (Workshop SF Feeding) e a problemática da ferração (Dr Nuno Bernardes)
À semelhança dos anos anteriores, teremos também um workshop para médicos veterinários com uma forte componente prática. Este workshop desenvolverá o tema “Técnicas cirúrgicas a campo” e contará com a presença do Dr. Luís Lamas e pela Dr.ª Mariana Magalhães, que representarão a Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa.
Animais exóticos: Aves-Cuidados Veterinários e Bem-Estar
Nestas Jornadas serão abordados aspectos como a Importância do Enfermeiro Veterinário na Triagem, Contenção e Maneio de aves, a Prevenção e o Diagnóstico em doenças emergentes, Técnicas de controlo de parasitas em Zoos, técnicas de Enriquecimento Ambiental em contexto clínico e zoológico, entre outros de bastante interesse para a capacitação dos técnicos nos cuidados de aves. O dia 12 será dedicado a uma Visita Técnica ao Monte Selvagem – Reserva Animal.
Waves Portugal: Sanidade cinegética
No âmbito destas Jornadas irão abordar-se temas como a relação da cinegética com a produção pecuária, as zoonoses e o valor da carne de caça. Contamos também com a presença da DGAV que nos fará um ponto de situação relativamente aos resultados da implementação do edital da Tuberculose em Caça Maior. Estas Jornadas contam com a presença de vários oradores internacionais.
Além de um desafio, a organização destas Jornadas conjuntas só se consegue pela amizade, cumplicidade e cooperação das entidades envolvidas e pela confiança que ano após ano os participantes depositam em nós e neste evento!
Aguardamos, uma vez mais, a sua presença, para que esta iniciativa constitua não só um útil instrumento de formação, mas também um meio agregador para todos os participantes.
Inscreva-se e participe!
Para consultar o programa das jornadas veja no site www.hvetmuralha.pt.
O Hospital Veterinário Muralha de Évora (HVME), a Equimuralha, o Monte Selvagem e a Waves Portugal são entidades de referência nacional e entendem que para além dos Serviços Médico-Veterinários e de Conservação da Natureza que prestam, devem ter um papel mais interventivo na sociedade ao nível pedagógico, nomeadamente através do desenvolvimento de diversas ações de formação como esta.
Contacto para inscrição nas Jornadas:
Telefone: 266 771758
jornadas.hvme@gmail.com
www.hvetmuralha.pt

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.