merida enamora
Diario do Sul
Twitter rectangular

Évora

Évora aberta a cooperação com países da ASEAN

06 Fevereiro 2017 | Fonte: Câmara Municipal de Évora

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, recebeu a visita do Comité ASEAN - Associação de Nações do Sudeste Asiático no dia 1 de Fevereiro, nos Paços do Concelho, que veio avaliar oportunidades de cooperação, nomeadamente a nível económico e cultural, com a nossa região.

A ASEAN é constituída por 10 países e engloba um mercado que ultrapassa os 600 milhões de consumidores e apresenta uma produção que compete com as maiores economias mundiais. Pode conhecer mais em http://asean.org/

O comité em Portugal é constituído pela Embaixada do Reino da Tailândia, República da Indonésia e República das Filipinas. Esta visita de trabalho a Évora, organizada pela Tailândia, incluiu ainda a ida às fábricas da Embraer e encontro com os seus responsáveis, assim como à Universidade de Évora.

Fizeram parte da delegação, Mulya Wirana (Embaixador da República da Indonésia), Kiran Moongtin (Encarregado de Negócios da Embaixada do Reino da Tailândia), Ahmad Rama Aji Nasution (1º Secretário da Embaixada da Indonésia) e Ilda Passos (Secretária na Embaixada do Reino da Tailândia).

"É um primeiro contacto exploratório relativamente às oportunidades que temos de cooperação", explicou o Presidente da Câmara Municipal, indicando que falaram sobre diferentes possibilidades de cooperação, desde a agro-in​dústria até às tecnologias de ponta passando pelas áreas da cultura e da educação.

"Além da Embraer, visitaram a Universidade de Évora e mostraram uma grande disponibilidade para trabalhar na área da educação. Aqueles países estão a fazer uma grande aposta na educação e disseram que Portugal tem uma qualidade de formação aos vários níveis de ensino, em particular do superior, muito elevada e com custos que são mais baixos do que outros países da Europa. Por isso é outra oportunidade que temos aqui", revelou Carlos Pinto de Sá.

"Foi abrir portas para uma cooperação que pode vir a dar frutos nos próximos anos", considerou o autarca, adiantando que querem "começar já com um pequeno programa de trabalho para conhecermo-nos melhor e pouco e pouco irmos construindo uma cooperação mais aprofundada".

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.