merida enamora
Diario do Sul
Twitter rectangular

José Calixto investido Cavaleiro de Honra do Círculo de Enófilos de Utiel Requena

Cerimónia decorreu no sábado em Valência e juntou 31 confrarias enogastronómicas de Espanha, Portugal, Itália, Bélgica e França

07 Fevereiro 2017 | Fonte: Nota de Imprensa

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e da RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho, foi investido Cavaleiro de Honra do Círculo de Enófilos de Utiel Requena, no sábado, dia 4 de fevereiro, numa cerimónia realizada no Centro de Cultura Mediterrânica de Valência. Esta distinção de uma das mais antigas regiões vitivinícolas de Espanha, Utiel-Requena, com mais de 2.700 anos de história, decorreu durante o XXIV Grande Capítulo da sua confraria de enófilos. A assistir aos atos comemorativos estiveram 31 confrarias enogastronómicas de Espanha, Itália, Portugal, Bélgica e França.
José Calixto considera que foi “uma honra a investidura como Cavaleiro de Honra do Círculo de Enófilos de Utiel Requena, uma denominação de origem espanhola importante na história dos vinhos mediterrânicos. Agradeço a estes grandes amigos valencianos esta distinção, nas pessoas de Carlos Martin Cosme, Grão-mestre desta Confraria e Presidente do CEUCO (Conselho Europeu das Confrarias Enogastronómicas) e de José Manuel Alves, Grão-mestre da Confraria dos Gastrónomos do Algarve e Vice-presidente do CEUCO”.
Durante o XXIV Grande Capítulo do Círculo de Enófilos de Utiel Requena, o apresentador do programa "España Directo" da TVE 1, Roberto Leal Guillén, foi nomeado Cavaleiro de Honra com as máximas distinções. A Gandía Pla recebeu o prémio de "Melhor Adega do ano 2017" pela sua aposta na produção de vinhos de alta qualidade e o diretor técnico da União Vinícola do Este, José Hidalgo Camacho, foi nomeado Confrade de Honra do Círculo de Enófilos em reconhecimento à sua constante dedicação em obter vinhos e castas de alta expressão em Utiel Requena.
José Calixto expressou a sua satisfação pela distinção que partilhou com Roberto Leal Guillén, “um dos mais promissores jornalistas da televisão espanhola que tinha acabado de passar alguns dias em Monsaraz e no concelho de Reguengos de Monsaraz. No jantar, o Roberto foi um enorme embaixador da nossa terra. Fiquei muito sensibilizado pelo que contou e a imagem que transmitiu sobre o nosso concelho, sobre as nossas gentes e o Alentejo”, afirmou o autarca.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.