Diario do Sul
COMPETE 2020

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA REABILITA IGREJA DA MISERICÓRDIA

Fonte: Nota de Imprensa

09 Fevereiro 2017

A Santa Casa da Misericórdia de Évora vai levar a cabo uma profunda requalificação e revitalização da Igreja da Misericórdia, que incluirá trabalhos de recuperação e restauro na globalidade do interior e exterior deste edifício, datado do século XVI.
O projecto que a Santa Casa da Misericórdia de Évora se propõe desenvolver, e que viu agora a sua aprovação, é uma operação enquadrada na Prioridade de Investimento 6.3 do eixo 8 do Programa Operacional da Região Alentejo, mais especificamente na tipologia do Património Cultural.
Esta intervenção contará com obras na cobertura e na envolvente exterior, trabalhos de conservação e restauro dos painéis azulejares, da talha dourada, das pinturas, esculturas e mobiliário bem como ainda, trabalhos de melhoria no sistema de iluminação e de som.
Numa fase imediatamente a seguir, será implementado um novo sistema de visitas e toda uma área de informação ao turista, alavancados na mais moderna tecnologia audiovisual e multimédia e que contará entre outras, com suportes de comunicação tais como audioguias e plataformas web para visitas interactivas bem como novos suportes impressos com carácter informativo-ilustrativo.
O projecto assume pois, uma abordagem integrada de intervenção, tendo como foco a valorização do património da Igreja da Misericórdia, que atravessa um conjunto de actividades e, no seu conjunto, permitirão tornar visível e acessível a todos, a riqueza cultural e histórica da Igreja.
Para o Provedor «este é um momento de júbilo e de alegria para todos nós que somos Santa Casa de Évora e penso que também o será para a população da cidade; este nosso sonho e pretensão, - há muito desejados -, de vermos a Igreja da Misericórdia, com toda a beleza e dignidade que merece ter, poderá finalmente concretizar-se e ver a luz do dia».
Nesse sentido, o Provedor da Misericórdia de Évora, Dr. Francisco Lopes Figueira irá estar presente na Sessão de Assinatura de Termos de Aceitação de Projectos no âmbito do Património, que terá lugar no Centro Cultural de Campo Maior, no dia 9 de Fevereiro pelas 16 horas e que será presidida pelo Ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.