Diario do Sul
Twitter rectangular

Beja

Workshop “O Turismo e a Cultura” - Baixo Alentejo

CIMBAL - 22 e 23 de fevereiro

10 Fevereiro 2017 | Fonte: Nota de Imprensa

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) e a Direção Regional de Cultura do Alentejo promovem, nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro, um workshop orientado pelo Professor Pedro Prista Monteiro, subordinado ao tema "O Turismo e a Cultura", que decorrerá em Beja, nas instalações da CIMBAL, das 10 às 17 horas.

No âmbito deste workshop serão abordados os seguintes aspetos:

1. Turismo: significados de um conceito;
2. O movimento turístico: espaços e tempos;
3. A indústria turística;
4. Patrimónios e recursos culturais na operação turística;
5. Turismo cultural e cultura turística.

O objetivo desta iniciativa é proporcionar aos responsáveis e técnicos da Região envolvidos, quer nas atividades de gestão, animação e programação cultural, quer nas de promoção e gestão turística, uma oportunidade de, em conjunto, refletir e debater os vários aspetos inerentes à sua ação, sob a orientação de um investigador com um vasto trabalho neste domínio.

Neste workshop poderão participar no máximo 20 pessoas, mediante inscrição através do endereço turismo.cultura.alentejo@gmail.com, bastando, para isso, indicar NOME, TELEFONE, ENTIDADE e FUNÇÕES que exerce.

Dado o número limitado de participantes, e uma vez que este workshop se realizará em breve também no Alto Alentejo, será dada prioridade às inscrições de entidades/associações do Baixo Alentejo.

Nota biográfica
Pedro Prista nasceu em Lisboa em 1955. Frequentou a Faculdade de Direito entre 1972 e 1976 e licenciou-se em Ciências Sociais e Humanas na Universidade Nova de Lisboa em 1979. Em 1982 conclui o DEA em Etnologia na Universidade de Nice e, desde 1984 é professor no Departamento de Antropologia do ISCTE. Doutorou-se em Antropologia pelo ISCTE em 1994 com uma tese sobre morfologias e processos sociais no Alto Barrocal Algarvio, em cujos "sítios" fez trabalho de campo entre 1986 e 1988. Desde 1991 que assegura o ensino de Antropologia do Turismo no ISCTE. A sua atividade enquanto investigador tem incidido sobre a sociedade portuguesa em contextos de mudança, abordados numa perspetiva etnológica, tais como a emigração, o turismo ou os problemas ambientais. Tem trabalhado em particular sobre património etnológico, com destaque para temas de arquitetura vernacular, e sobre museus, sendo autor ou colaborador em vários projetos apresentados para o Algarve e Alentejo. Em 2014 publicou "Terra, Palha, Cal. Ensaios de antropologia sobre materiais de construção vernacular em Portugal" (Argumentum, Lisboa). É membro integrado do CRIA-ISCTE-IUL, investigador associado do ICS-UL e colaborador do IELT-UNL.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.