merida enamora 2
Diario do Sul
Twitter rectangular

Évora

‘A Cidade da Participação. Projecto de Arquitectura Básica Participada na Ilha da Bela Vista’

Abertura da exposição e lançamento do livro em Évora - 14 de fevereiro - 18h30 - Galeria de Exposições da Casa de Burgos

13 Fevereiro 2017 | Fonte: Nota de Imprensa

Dia 14 de fevereiro, às 18h30, terá lugar em Évora, na Galeria da Casa de Burgos, a abertura da exposição 'A Cidade da Participação - Processo de reabilitação da Ilha da Bela Vista - Porto' e o lançamento do livro 'A Cidade da Participação - Projecto de Arquitectura Básica Participada na Ilha da Bela Vista', por Fernando M. Rodrigues, André C. Fontes e Manuel Carlos Silva (Lahb/CICS. Nova_UMinho/Imago).
Centrada na reabilitação da Ilha da Bela Vista, na cidade do Porto, a exposição pretende dar a conhecer o processo que esteve na origem da implementação do programa da Habitação Básica participada, por parte do Laboratório de Habitação Básica/Imago/CICS.Nova_Pólo UMINHO, numa parceria com a Associação de Moradores da Ilha da Bela Vista e Câmara Municipal do Porto, proprietária da Ilha.
A implementação deste programa teve como objetivo potenciar as vantagens da complexidade da Ilha da Bela Vista inscritas na sua morfologia, na sua escala, na sua tipologia e na sua integração no lote de rua.
A partir desta fase foi possível envolver e organizar a comunidade na procura de uma solução participada e interativa com a equipa do laboratório e poderes políticos.
O Laboratório foi instalado numa das casas da Ilha que servia de sede da Associação de Moradores e, durante dois anos consecutivos, trabalhou em sintonia plena com a Associação e com os Moradores da Bela Vista.
Desde cedo, o espaço foi ganhando a sua centralidade, como lugar de trabalho e de convívio entre a equipa técnico-científica do Lahb/Imago/CICS.Nova_UMinho (arquitetos, antropólogos, sociólogos e assistentes sociais) e a comunidade que participava nas discussões e nos trabalhos que se foram desenvolvendo de acordo com as fases do projeto.
Em Évora, a exposição e o lançamento do livro são organizados pela DRCAlentejo, Câmara Municipal de Évora e Universidade de Évora. A exposição poderá ser visitada até 14 de março de 2017.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.