merida enamora 2
Diario do Sul
diario jornal

9 finalistas estiveram reunidos no Alentejo

“O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2017” é Wallace Gonçalves Neves

Wallace Gonçalves Neves é o vencedor do 4º Concurso que a CVR Alentejana organiza neste âmbito Este concurso anual tem o objetivo de aumentar a notoriedade dos vinhos do Alentejo no mercado brasileiro

14 Fevereiro 2017 | Fonte: Nota de Imprensa

Foi anunciado na passada sexta-feira, dia 10 de fevereiro, o vencedor do Concurso “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2017”. Wallace Gonçalves Neves, do Rio de Janeiro, é o novo embaixador dos vinhos do Alentejo no Brasil.

Duarte Calvão, crítico gastronómico, Célia Lourenço, crítica de vinhos, e ainda Francisco Mateus, presidente da CVR Alentejana, foram os responsáveis pela eleição do grande vencedor. A final foi composta por um teste escrito e uma prova oral sobre os conhecimentos adquiridos, tendo o grande vencedor recebido como trofeu um decanter de cristal com gravação do nome do vencedor e, ainda, o título de “Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2017”.

Mais do que o prémio, os 9 finalistas da 4ª edição levam consigo o facto de terem conhecido de perto a realidade dos vinhos alentejanos, as grandes variedades de castas e os distintos terroirs. Os finalistas estiveram, durante toda a semana passada, no Alentejo onde puderam trocar experiências com os produtores e enólogos desta região.

Para Francisco Mateus, Presidente da CVRA “pelas suas caraterísticas, aqueles profissionais acabam por ser fortes embaixadores dos vinhos da região. Acreditamos por isso que os devemos dotar do maior conhecimento possível sobre os vinhos do Alentejo para os ajudar a saber explicá-los quando estiverem em contacto com o cliente. Este concurso pretende assim reforçar a notoriedade dos vinhos do Alentejo no mercado brasileiro”.

Sobre a 4ª edição do Concurso
A 1ª etapa desta 4ª edição do Concurso, que envolveu 130 sommeliers das cidades brasileiras de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória, foi realizada em Setembro de 2016, no Brasil, através de um workshop onde foram apresentados conceitos-chave da região vitivinícola do Alentejo, tais como a sua História, terroir e perfil dos vinhos. De seguida, os concorrentes participaram numa prova de vinhos onde foram convidados a aferir as mesmas caraterísticas singulares e terminaram com um exame escrito. De seguida, os concorrentes participaram numa prova de vinhos onde foram convidados a aferir as mesmas caraterísticas singulares e terminaram com um exame escrito. Desta etapa resultou o apuramento de 2 representantes de cada cidade, com exceção do Rio de Janeiro onde foram apurados 3 vencedores, perfazendo um total de 9 finalistas que vieram, conhecer de perto a realidade e as especificidades da região alentejana.

De 2012 para 2016, as exportações de vinhos do Alentejo para o Brasil aumentaram mais de 20%. Esta iniciativa entre o Alentejo e o Brasil, promovida pela primeira vez pela CVRA, em 2014, e que apresenta agora a sua 4ª edição, tem um cariz anual com o objetivo de aumentar a notoriedade e o conhecimento sobre os vinhos da região no canal da restauração brasileira.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.