Diario do Sul
diario jornal

MUSEU DOS CRISTOS

Amanhã, dia 2 de março, pelas 15:30h, o Município vai assinar o contrato de empreitada para construção do Museu dos Cristos

01 Março 2017 | Publicado : 16:52 (01/03/2017) | Actualizado: 09:46 (02/03/2017)

Amanhã, dia 2 de março, pelas 15:30h, o Município vai assinar o contrato de empreitada para construção do Museu dos Cristos. Antes, pelas 15:00h, será inaugurada a exposição “Da Utopia à Realidade” que reúne uma amostra dos seis núcleos que farão parte da exposição de longa duração do futuro museu e que poderá ser vista até dia 29 de abril.

Falar do Museu dos Cristos em Sousel faz-nos a recuar 19 de fevereiro de 1990, dia em que o Município de Sousel adquiriu uma coleção de Imagens de Cristo à família

Lobo, herdeiros do falecido Venceslau Lobo, um comerciante de antiguidades de Borba.

A coleção constituída por 1486 peças, das mais variadas tipologias, proveniências e épocas foi sendo agrupada ao longo dos anos, pelo próprio antiquário e esteve exposta ao público no seu armazém, que Venceslau Lobo intitulou de “Museu dos Cristos”.

O atual projeto arquitetónico da autoria do arquiteto José Kuski Vieira foi pensado com o intuito do futuro museu ser instalado num edifício já existente.

O Museu dos Cristos de Sousel será um espaço socialmente ativo, culturalmente interessante e pedagogicamente útil, contribuindo dessa forma para aprofundar e divulgar o conhecimento e a identidade cultural souselense.

Neste âmbito, o presente programa museológico contempla também a dinamização do património religioso do Concelho de Sousel, com o qual quer fazer uma ponte, sugerindo alguns itinerários aos visitantes do futuro Museu dos Cristos de Sousel. A ideia é passar do espaço museológico, para os diferentes espaços religiosos sitos no território concelhio, os quais serão também instrumentalizados enquanto testemunhos de grande relevância sobre a nossa história e a formação da nossa identidade cultural. Nesse sentido, foi concretizado o projeto “Rota das Igrejas do Concelho de Sousel” que contempla um programa interpretativo em harmonia com o presente Programa Museológico e um programa de dinamização turística próprio.

O próximo dia 2 de março será portanto, um marco histórico no panorama cultural do concelho de Sousel, ao concretizar um sonho que conta já com 27 anos de existência.

 

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.