Diario do Sul
Twitter rectangular

Depressão é o tema central do Dia Mundial da Saúde, assinalado a 7 de abril

GAES – Centros Auditivos alerta que sofrer de zumbidos pode provocar episódios de depressão

Corria o ano de 1948 quando a Organização Mundial da Saúde decidiu instaurar o Dia Mundial da Saúde, celebrado a 7 de abril, com o objetivo de consciencializar a população em geral para a importância de manter uma saúde sã, reforçando também a necessidade de prevenção.

04 Abril 2017

A cada ano é definido um tema central e 2017 será palco de discussão em torno de um estado emocional que tem afetado cada vez mais pessoas em todo o mundo: a depressão. De facto, são vários os fatores que podem desencadear episódios de depressão e qualquer que seja o sinal, este não deverá ser ignorado.

Este ano, a GAES – Centros Auditivos assinala o dia alertando para o facto de que a exposição a ruídos de elevada intensidade, para além de poder causar perda auditiva, é também a causa mais frequente de acufenos, mais conhecido por zumbidos que, a médio e longo prazo, podem levar a estados de depressão.

Cerca de 8% das pessoas sentem, de forma contínua, a perceção de um som no ouvido ou na cabeça, que resulta de uma atividade cerebral sem que exista uma fonte sonora externa. Trata-se de um inquietante problema que afeta a qualidade de vida, em maior ou menor grau, manifestando-se através da dificuldade em conciliar o sono, incapacidade de concentração nos estudos ou na vida profissional, perda de equilíbrio, irritação, ansiedade e fadiga. 

“Nos casos de acufenos, qualquer som causa impacto e cria uma emoção negativa a quem sofre desta patologia: medo, tristeza, ansiedade. E isto é um ciclo, pois quanto mais a pessoa sente os ruídos ou algo que se assemelhe, mais medo e ansiedade sente, e mais o zumbido aumenta”, explica Alexandra Marinho, Responsável de Audiologia da GAES – Centros Auditivos.

Um incorreto cuidado auditivo pode estar na origem verdadeiros cenários de depressão. A exposição prolongada ao ruído é um dos principais fatores e causas do zumbido. “Por isso é importante prevenir e quando os sintomas começam a manifestar-se, é necessário consultar um profissional para uma solução adequada. Os zumbidos têm tratamento através de uma terapia de habituação, que está disponível nos centros Auditivos da GAES, a terapia GAES Serena”, conclui Alexandra Marinho.

Ter saúde representa um estado de completo estar-bem físico, mental e social. É por esse motivo que GAES – Centros Auditivos sensibiliza toda a população a consultar profissionais de saúde no momento em que algo de contrário ocorre.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.