Diario do Sul
Century 21

Iniciativa

FEIRA SOLIDÁRIA - Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício

No dia 4 de abril os alunos do agrupamento de escolas Manuel ferreira Patrício convidaram todos os encarregados de educação e familiares para participarem na “Feira Solidária” que se realizou pela primeira vez em espaço exterior à escola, no bairro Cruz da Picada, nas imediações da ADBES.

07 Abril 2017

Esta iniciativa surgiu no âmbito do Projeto V, projeto de voluntariado, que iniciou este ano letivo, cujo principal objetivo é proporcionar aos nossos alunos experiencias positivas que estimulem a sua participação cívica de forma ativa na comunidade.

A equipa Espaço Com Tacto não queria deixar de agradecer aos alunos e a todas as entidades que de alguma forma colaboraram connosco para que a realização desta Feira Solidária fosse possível. Foi sem dúvida um marco importante quer para a comunidade educativa quer para a comunidade envolvente. Agradecemos em particular à ADBES e à Junta de Freguesia da Malagueira e Horta das Figueiras, à Associação de Surdo e Equipa de Intervenção Precoce.

De salientar que esta iniciativa foi dinamizada pela equipa Espaço Com Tacto em articulação com a equipa do Observatório da Qualidade Cívica e Plano de Inclusão no âmbito da comemoração da semana com vida semana inclusiva. Podemos dizer que esta experiência pioneira superou as nossas expetativas sobretudo porque se percebeu o impacto que este tipo de atividades pode ter, pelo facto de abrir novos horizontes, tendo ficado a vontade de voltar a repetir o evento. O momento alto foi sem dúvida a hora do conto, dinamizado pelo programa Pólo a Pólo, onde se reuniram as crianças da creche da ADBES, Casulo e Jardim de Infância da Cruz da Picada.

Com a realização da Feira Solidária promoveu-se uma maior proximidade da escola ao bairro, onde residem muitos dos alunos do nosso agrupamento, proporcionando momentos de convívio entre as várias gerações.

Acreditamos assim, que através deste projeto de voluntariado a escola poderá destacar-se ainda mais como um espaço privilegiado de relações humanas, de construção de modelos, de reflexão e de experiência, proporcionando vivências que orientam o presente e o futuro dos nossos alunos.

“Afinal, solidariedade é um modo muito humano de ser, convivendo, partilhando, participando, aprendendo e cuidando. E por isso dizer solidariedade é o mesmo que dizer cidade ou cidadania. Afinal, solidariedade é amar a cidade como casa e causa comum, enchendo-a de encontros, de memórias, de afetos, de sonhos e projetos. Afinal, solidariedade é tarefa de todos e de cada um. Ser solidário - «agir in solidum» - é saber criar lugares de comunidade com o outro, seja na forma extrema de socorro ou através de gestos de partilha quotidiana. Afinal, ser solidário é sinónimo de liberdade, de compromisso e de esperança.”

 In “Agenda Cidade Solidária”, UCP, Porto, 2011

A Equipa Espaço Com Tacto

Técnica de Serviço Social - Maria João Santos

Psicóloga – Cláudia Guerra

Animadora Sóciocultural – Dulce Marchão

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.