merida enamora
Diario do Sul
Twitter rectangular

Projecto sobre WiFi de Carlos Zorrinho

Relatório do eurodeputado foi aprovado na Comissão de Indústria, Investigação e Energia

Carlos Zorrinho apresentou projeto que prevê internet gratuita e livre de restrições para todos os europeus O relatório sobre “WiFi4EU”, apresentado pelo deputado europeu Carlos Zorrinho, foi aprovado no dia 25 de abril na Comissão de Indústria, Investigação e Energia (ITRE).

Marina Pardal

04 Maio 2017

Segundo uma nota de imprensa enviada ao Grupo Diário do Sul, este projeto é “um plano europeu para acesso a experiências de internet de alta qualidade em espaços públicos, sejam parques, praças ou edifícios públicos por toda a União Europeia”.

De acordo com o eurodeputado, “independentemente do lugar onde viva ou quanto ganhe, cada europeu deve beneficiar da conectividade Wi-Fi”, considerando também que “o acesso em banda larga de alta velocidade a serviços Wi-Fi livre de encargos e de restrições é a chave para a construção de uma ‘união digital’, que não deixe ninguém para trás”. 

Para Carlos Zorrinho, “o projeto-piloto, ‘WiFi4EU’ pode apontar o melhor caminho para tornar efetiva a conectividade entre os cidadãos europeus”, realçado que, “por isso, é importante desde o início garantir que este projeto é equilibrado geograficamente entre e dentro de Estados-Membros”.

Acrescentou ainda que “para isso contribuirá a criação de um sistema de autenticação único válido em toda a União Europeia e apto a promover a inclusão digital”.

Este relatório foi “aprovado com 52 votos a favor e sete contra”, aguardando-se agora “a votação em plenário na sessão de maio do Parlamento Europeu”, pode ler-se nesse mesmo comunicado.

É ainda salientado que “no período entre 2017-2019, a Comissão Europeia propôs a disponibilização de 120 milhões de euros para o projeto-piloto ‘WiFi4EU’, verba que assegurará a instalação dos equipamentos Wi-Fi em espaços de acesso público na Europa”.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.