Diario do Sul
Twitter rectangular

Depois de mais de 180 quilómetros a correr

Atletas Peregrinos chegam hoje a Fátima

Hoje saem da Golegã com destino a Cova de Iria Cerca de 180 quilómetros depois, termina hoje a aventura/peregrinação dos seis atletas de Évora que se propuseram ligar a cidade-museu a Fátima, a correr, com o objetivo de chegar à Cova de Iria e assistir às cerimónias presididas pelo papa Francisco.

Autor :Carlos Neves

12 Maio 2017

"Projeto Viver Sénior"

" id="1535-projeto-viver-senior" data-full="/m/r/x960/media/files/1535_cavaquinhos-arraiolos.jpg" title=""Projeto Viver Sénior"" >

Conferência sob o tema: "Évora, meio século de Pastoral extra-muros"

" id="1563-conferencia-sob-o-tema-evora-meio-seculo-de-pastoral-extra-muros" data-full="/m/r/x960/media/files/1563_conferencia-d-francisco-senra.jpg" title="Conferência sob o tema: "Évora, meio século de Pastoral extra-muros"" >

"ROTA DOS MÁRMORES(R)” 2017 - VII Passeio de Primavera

" id="1626-rota-dos-marmoresr-2017-vii-passeio-de-primavera" data-full="/m/r/x960/media/files/1626_cartaz-estremoz-2017-artboa.jpg" title=""ROTA DOS MÁRMORES(R)” 2017 - VII Passeio de Primavera" >

Diário do SUL apresenta hoje como "capa falsa" o Suplemento Imobiliário Century 21 - Porta do Alentejo

" id="1660-diario-do-sul-apresenta-hoje-como-capa-falsa-o-suplemento-imobiliario-century-21-porta-do-alentejo" data-full="/m/r/x960/media/files/1660_capa-falsa1.jpg" title="Diário do SUL apresenta hoje como "capa falsa" o Suplemento Imobiliário Century 21 - Porta do Alentejo" >

Diário do SUL apresenta hoje como "capa falsa" o Suplemento Imobiliário Century 21 - Porta do Alentejo

" id="1661-diario-do-sul-apresenta-hoje-como-capa-falsa-o-suplemento-imobiliario-century-21-porta-do-alentejo" data-full="/m/r/x960/media/files/1661_capa-falsa1.jpg" title="Diário do SUL apresenta hoje como "capa falsa" o Suplemento Imobiliário Century 21 - Porta do Alentejo" >

Exposição "Mirar Portugal"

" id="1964-exposicao-mirar-portugal" data-full="/m/r/x960/media/files/1964_sem-titulo-2.jpg" title="Exposição "Mirar Portugal"" >

Durante quatro dias, e debaixo de condições atmosféricas adversas, Rita Barroso, José Luís Campeão, Tânia Patrícia, José Ginó, Ana Vieira Lopes (começou em bicicleta) e João Rodrigues, correram o correspondente a quatro maratonas, uma por dia, numa prova de Fé e de grande determinação física.

 

Ao desafio de ir mais longe, descobrir novos limites e ultrapassá-los, nesta aventura os seis amigos associam a fé e o carisma de um Papa que está a chegar onde nenhum outro dos seus antecessores chegou: às periferias físicas e humanas.

 

Hoje cumpre-se a derradeira etapa, entre Golegã e Fátima, quiçá a mais difícil psicologicamente, numa altura em que os quilómetros sobre as pernas e “sobre a alma pesam toneladas”. “A superação física que cada um de nós tem imposto ao seu corpo é algo que tem marcado a nossa viagem”, revela João Rodrigues.

 

“Haja pernas. Haja vontade e capacidade de aceitar e suportar a dor”, desabafava, ontem, Tânia Patrícia a meio caminho de Golegã, num dos diretos que efetuou para o Facebook, relatando as incidências das etapas.

Aventura Indiscritível

Dos seis atletas/peregrinos, que ao longo dos últimos dias têm reforçado os laços de amizade, João Rodrigues é o mais expressivo: “a nossa peregrinação tem sido uma aventura a todos os níveis indescritível. O companheirismo, a amizade, e o estado de espírito de cada um têm sido postos à prova, mas a verdade é que acabamos por sair desta aventura com todos esses aspetos reforçados”.

 

“A recuperação física após cada etapa é o mais difícil pois os quilómetros acumulados nas pernas já vão sendo alguns. Mas com o apoio incondicional da nossa massagista Margarida Rosa e da nossa amiga Elsa Carvalho a recuperação tem sido muito eficaz. Estamos prontos para formar uma equipa de running profissional”, frisa em jeito de brincadeira.

 

Rita Barroso, apesar do cansaço, alinha na provocação, salientado que “já estamos a pensar no próximo desafio. O balanço é bastante positivo. Estamos muito motivados com a chegada a Fátima”.

 

Mix de emoções

Se tudo correr bem, hoje cumpre-se a última tirada com a chegada a Cova de Iria prevista para a hora de almoço. “Irá ser, sem dúvida, muito especial”, diz José Luís Campeão.

 

“Entrar em Fátima, depois de quatro dias a correr, vai ser um autêntico ‘mix’ de emoções. Por um lado, porque nos sentimos gratos pela oportunidade e por conseguir atingir um objetivo quase desumano e, por outro, por ver o Papa Francisco, Homem humilde e com uma grande mensagem de fé e esperança”, vaticina.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.