merida enamora 2
Diario do Sul
diario jornal

Mais de 150 trabalhos sobre “Pormenores do Alentejo”

III Exposição de Fotografia da Casa do Pessoal da CCDRA patente na Galeria do Inatel, em Évora

Cento e vinte e oito trabalhos fotográficos compõem a III Exposição de Fotografia da Casa do Pessoal da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

Marina Pardal

31 Maio 2017

Depois de já ter estado patente na Galeria da CCDRA, esta mostra “viajou” até à Galeria do Palácio do Barrocal, da Fundação Inatel, em Évora, onde pode ser apreciada até 3 de junho.

À margem da sessão de inauguração, no passado dia 15 de maio, José António Rilhas, presidente da Casa do Pessoal da CCDRA, salientou que “esta exposição teve origem no 3.º Concurso de Fotografia realizado entre os funcionários da CCDRA”.

Acrescentou que “32 funcionários e colaboradores participaram no concurso, dando origem a 128 fotografias, que estiveram primeiramente expostas na Galeria da CCDRA e pelo segundo ano consecutivo, por solicitação da Câmara de Évora e da Fundação Inatel, a exposição é apresentada também na Galeria do Palácio do Barrocal”.

“Pormenores do Alentejo” é o título desta mostra, realçando José António Rilhas que “tentamos que estes trabalhos fotográficos sejam realizados no âmbito do Alentejo, que acaba por ser a área de atuação da CCDRA e da Casa do Pessoal, que vive ‘dentro’ da CCDRA”.

Segundo o mesmo responsável, “esta exposição tem também como objetivo trazer a Casa do Pessoal ‘cá para fora’”, assegurando que “somos inspirados naquilo que são as funções da Comissão de Coordenação e nos seus objetivos, que é desenvolver o Alentejo”.

Na sua perspetiva, “a Casa do Pessoal tem alguma capacidade para colaborar com outras entidades”, adiantando que “estamos a tentar apresentar projetos a algumas associações, podendo contribuir de alguma forma para o desenvolvimento do Alentejo”.

Com cerca de 200 sócios, oriundos da sede em Évora e dos polos do Litoral, Beja e Portalegre, a Casa do Pessoal da CCDRA tem “protocolos estabelecidos com várias entidades”, recordou ainda o mesmo responsável.

Em relação ao concurso de fotografia, José António Rilhas referiu que “a adesão tem sido boa e já estamos a pensar na realização de uma quarta edição, estando prevista que decorra no próximo mês de setembro e sendo mais uma vez relacionada com o Alentejo, embora o tema ainda não esteja definido”.

A sessão realizada no Palácio do Barrocal contou com a presença de Eduardo Luciano, vereador da Câmara de Évora.

O autarca evidenciou que “há aqui excelentes trabalhos com leituras diversas da realidade a partir dos pormenores, realizados por gente que gosta de olhar para a realidade através de uma lente e depois gosta de olhar para o resultado como se fossem (e são) metáforas daquilo que vão observando”.

Por sua vez, a coordenadora dos Serviços do Inatel de Évora, Leontina Bastos, focou que “a nossa missão passa precisamente por apoiar atividades de caráter cultural e também de ocupação dos tempos livres dos trabalhadores, pelo que é uma honra receber esta exposição pela segunda vez”.

 

 

O vereador da Câmara de Évora, Eduardo Luciano; o presidente da Casa do Pessoal da CCDRA, José António Rilhas; e a coordenadora dos Serviços do Inatel de Évora, Leontina Bastos.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.