Diario do Sul
Twitter rectangular

Equipamento pertence ao Centro Social e Paroquial de São Brás, em Évora

Josefa Camilo, residente na Casa Lar Santo André, completou 100 anos

Cem anos. Para muitos esta é uma meta de longevidade que ambicionam atingir. Josefa Rodrigues Camilo conseguiu.

Autor :Marina Pardal

20 Junho 2017

"Projeto Viver Sénior"

" id="1535-projeto-viver-senior" data-full="/m/r/x960/media/files/1535_cavaquinhos-arraiolos.jpg" title=""Projeto Viver Sénior"" >

Conferência sob o tema: "Évora, meio século de Pastoral extra-muros"

" id="1563-conferencia-sob-o-tema-evora-meio-seculo-de-pastoral-extra-muros" data-full="/m/r/x960/media/files/1563_conferencia-d-francisco-senra.jpg" title="Conferência sob o tema: "Évora, meio século de Pastoral extra-muros"" >

"ROTA DOS MÁRMORES(R)” 2017 - VII Passeio de Primavera

" id="1626-rota-dos-marmoresr-2017-vii-passeio-de-primavera" data-full="/m/r/x960/media/files/1626_cartaz-estremoz-2017-artboa.jpg" title=""ROTA DOS MÁRMORES(R)” 2017 - VII Passeio de Primavera" >

Diário do SUL apresenta hoje como "capa falsa" o Suplemento Imobiliário Century 21 - Porta do Alentejo

" id="1660-diario-do-sul-apresenta-hoje-como-capa-falsa-o-suplemento-imobiliario-century-21-porta-do-alentejo" data-full="/m/r/x960/media/files/1660_capa-falsa1.jpg" title="Diário do SUL apresenta hoje como "capa falsa" o Suplemento Imobiliário Century 21 - Porta do Alentejo" >

Diário do SUL apresenta hoje como "capa falsa" o Suplemento Imobiliário Century 21 - Porta do Alentejo

" id="1661-diario-do-sul-apresenta-hoje-como-capa-falsa-o-suplemento-imobiliario-century-21-porta-do-alentejo" data-full="/m/r/x960/media/files/1661_capa-falsa1.jpg" title="Diário do SUL apresenta hoje como "capa falsa" o Suplemento Imobiliário Century 21 - Porta do Alentejo" >

Exposição "Mirar Portugal"

" id="1964-exposicao-mirar-portugal" data-full="/m/r/x960/media/files/1964_sem-titulo-2.jpg" title="Exposição "Mirar Portugal"" >

No passado dia 9 de junho, esta idosa, residente na Casa Lar Santo André, completou um século de vida.

Para assinalar a data, esta instituição, uma das respostas sociais do Centro Social e Paroquial de São Brás (CSPSB), em Évora, preparou um momento festivo, em que a família também marcou presença.

Para o padre Manuel Vieira, presidente da Direção do CSPSB, “comemorar 100 anos é significativo, é uma espécie de barreira psicológica para todos nós, pois quando falamos em fazer 100 anos é sinal de uma vida longa, de cruzar a fronteira do século”.

Constatou ainda que “naturalmente, para uma instituição como a nossa é sempre bom quando os nossos residentes têm uma vida longa, gostamos de celebrar com eles e com a família essa data”.

No que diz respeito a este espaço, o mesmo responsável salientou que “a Casa Lar Santo André, situado no Bairro da Torregela, é um equipamento um pouco peculiar no contexto do CSPSB “.

Adiantou que “o CSPSB tem um conjunto de 12 respostas sociais, da infância até à terceira idade, e neste contexto a casa lar é um pouco peculiar porque funciona quase como se fosse uma residência privada”, realçando que “é uma casa pequenina, apenas com 12 lugares, e embora faça parte de uma instituição com alguma dimensão acaba por ser um canto um pouco reservado”.

Na festa de celebração dos 100 anos de Josefa Camilo, a sua sobrinha-neta, Aidy Pereira Costa, e a respetiva família marcaram presença nesse momento simbólico.

De acordo com Aidy Pereira Costa, “a minha tia-avó é natural de Moçambique e a maior parte da família dela está lá”.

Referiu ainda que “como eu estou cá a morar, sou eu que a acompanho já há muitos anos”.

A mesma familiar realçou que “esta é uma data muito importante, até porque ela é uma mãe para mim, e chegar aos 100 anos não é para qualquer um”.

Segundo Aidy Pereira Costa, “a minha tia-avó está bem de saúde, embora tenha alguns problemas próprios da idade”.

Contou ainda que “ela ficou surpresa com a festa, não estava a contar que tivesse tanta atenção”.

Frisou também que “da parte da equipa do lar houve muito interesse em celebrar esta data especial, proporcionando-lhe um dia diferente”.

 

 

Josefa Rodrigues Camilo com alguns dos seus familiares.

Padre Manuel Vieira, presidente da Direção do Centro Social e Paroquial de São Brás.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.