Diario do Sul
diario jornal

Dia do Animal Hospital Veterinário Muralha de Évora

Fonte: Nota de Imprensa

18 Setembro 2017

À semelhança de anos anteriores, o Hospital Veterinário Muralha de Évora está a organizar um evento sem fins lucrativos, de entrada livre, comemorativo do “Dia do Animal”.
Oficialmente o “Dia do Animal” comemora-se a 4 de Outubro, mas este ano, as atividades irão decorrer no dia 7 de Outubro, sábado, entre as 10h e as 17h, na zona verde que circunda o Hospital Veterinário Muralha de Évora.
A temática deste ano é “A Sáude e os Animais”, e o objectivo é sensibilizar a população em geral para a importância da sua ligação com os animais.
Integrado num conceito de “Uma só Saúde” (One health), pretendemos envolver a comunidade, famílias mas também as escolas e outras instituições locais.
Este ano contamos também com o apoio da Equimuralha, um sector do HVME especializado em Equinos.
A organização deste evento só é possível com o estabelecimento de várias parcerias com associações e agentes locais. O evento destina-se sobretudo a famílias, escolas e à comunidade em geral.
Contamos com a presença de vários parceiros e empresas locais para animar todo o espaço onde decorrem
as actividades.
O programa definitivo está disponível em www.hvetmuralha.pt. Algumas das actividades previstas as são:

• Encontros da Muralha - “Juntos numa só saúde”
O Hospital Veterinário Muralha de Évora tem um papel activo não só na formação dos seus clientes mas também da população em geral. Um dos objectivos deste encontro é esclarecer os donos e possíveis donos de animais de companhia sobre questões de interesse na área da saúde animal vs familiar, fortalecendo simultaneamente a relação homem-animal, numa perspectiva mais saudável. Contará com a presença de um pediatra, médicos veterinários e outros profissionais da área que irão abordar temas integrados no conceito de “Uma só saúde”. Este encontro é destinado a todos os que se preocupam com os animais, com a saúde e com os benefícios da relação homem/animal.

• “Gincana”
Pretendemos criar uma maior proximidade entre os expositores e o público do evento. Assim todos os participantes e os seus animais de estimação poderão participar em divertidas actividades, que decorrerão durante o dia nos vários stands. Entre elas destacamos um divertido e animado percurso de Agility.

• Demonstração Cinotécnica com cães - “GNR”
À semelhança de edições anteriores, contamos com a presença da equipa cinotécnica da Guarda Nacional Republicana que vai realizar demonstrações com cães.

• Aula de Equitação Terapêutica - “GNR”
“A equitação terapêutica na GNR é frequentada por dezenas de utentes de várias instituições de saúde mental do concelho. Estas sessões têm como objetivo principal ajudar a estimular as capacidades físicas e psicológicas dos utentes com necessidades especiais, através da interação e contacto com o cavalo”. Venha conhecer o trabalho deste profissionais!
• “Monte Selvagem” – Reserva animal
O Monte Selvagem vai marcar presença com a sua mascote, histórias, jogos tradicionais e um conjunto de actividades.
Este parque zoológico e de lazer aloja espécies autóctones e exóticas, num total de cerca de 400 animais. Um espaço de respeito pelo ambiente e de protecção da vida animal, complementar à agricultura e é hoje um dos mais característicos espaços nacionais de alojamento e proteção da biodiversidade e de contacto com a Natureza.

• “Fluviário de Mora”
O Fluviário de Mora vai marcar presença no “Dia do Animal do HVME”. Tendo como objectivo “promover o conhecimento e a sensibilização para cuidar da água e da vida que sem ela não seria possível”, o Fluviário estará presente com a sua mascote e com um conjunto de actividades lúdicas e didácticas.

• Campanha de adopção – “Associação Cantinho dos Animais”
A ACA tem como “objectivo base a promoção e defesa dos direitos dos animais. A sua principal actividade centra-se na recolha de animais abandonados e no seu encaminhamento para adopção responsável, bem como na realização de campanhas de sensibilização da opinião pública”.

• Projecto “FIEL”– Câmara Municipal de Évora
“O Projecto Fiel, do Núcleo de Veterinária e Saúde Pública da Câmara Municipal de Évora, pretende alterar comportamentos e mentalidades relativamente aos Animais de Companhia, em especial aos cães e gatos.”

• “SuPóneis e Cavalos” – Passeios a Cavalo e de Póneis
Escola de Equitação, fruto de um sonho de infância da monitora Susana Burnay, que desde cedo se dedicou a ensinar a montar a cavalo. Aparece e “Vem aprender como andar a cavalo com confiança”

• Exposição de aves – “Secção Ornitológica de Évora”
Na edição do “Dia do Animal 2017” contamos novamente com a presença da secção ornitológica de Évora que organiza uma exposição de várias espécies de aves (canários, piriquitos, pombos entre outras).

• “Espaço Saúde”
O Curso de Enfermagem Veterinária da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) e o Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora (UE), juntam-se este ano ao HVME no Espaço Saúde. Esta área será um espaço “Saúde Humana vs Saúde Animal”, onde os técnicos presentes, irão realizar avaliações e recomendações para a promoção da saúde e bem-estar animal, aos visitantes, donos e animais de estimação. Serão avaliadas a condição corporal, a aptidão física e os benefícios, em termos metabólicos, que os passeios com o amigo 4 patas podem promover.

• Aula de Zumba – Every Body
Todos os anos gostamos de fazer coisas diferentes e apresentar actividades novas. Assim proporcionamos uma demonstração de aula de Zumba, desenvolvida pelo Ginásio Every Body, uma actividade saudável e com ritmo! Não falte!

• Apresentação/Exposição e entrega de prémios do concurso das escolas
Convidamos as escolas do ensino basico e pré-escolar a apresentar um ou vários projectos que visem a implementação de acções com o objectivo de promover a saúde e bem estar animal. O Concurso elegerá o melhor projecto com o tema “ Escola Amiga dos Animais”.

• Entrega de prémios do concurso de fotografia do facebook
O Concurso irá decorrer no Facebook do Hospital Veterinário Muralha de Évora. Os vencedores são as fotografia/vídeo publicada sob o tema “A sáude e os Animais”, que tiverem mais “likes”/gostos na página do Facebook do HVME.

• Outras actividades/parceiros/agentes
No “Dia do Animal 2017” esperamos contar ainda com a presença de outros parceiros/agentes tais como: “Equimuralha”, “Energy Pets”, “JB Photo”, “Monte dos Animais”, “Purina”, “Propecuária”, “Reino Animal”, “Royal Canin”, “Their Voice” entre outros. Teremos também sessões de Photo Booth, pinturas faciais e muita animação durante todo o dia!

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.