Diario do Sul
Twitter rectangular

XX JORNADAS INTERNACIONAIS “ Escola de Música da Sé de Évora”

Fonte: Nota de Imprensa

27 Setembro 2017

A Associação Eborae Mvsica promove, no Convento dos Remédios e na Sé de Évora, entre 5 e 8 de Outubro, as XX Jornadas Internacionais "Escola de Música da Sé de Évora", podendo ainda aceitar-se inscrições. O programa integra conferências por Owen Rees, e Filipe Mesquita, Workshop de Charamelas, cornetas e baixões orientado por João Mateus, e concertos na Sé de Évora: dia 5 de Outubro, às 19h00, pelo Grupo Vocal Olisipo, direção de Armando Possante; dia 7, às 19h00, pelo “Cappella Pratensis”, direção de Stratton Bull , que se desloca da Bélgica e no dia 8 às 17h00, o Concerto de Encerramento pelo Coro dos Participantes sob a direção de Peter Phillips, Owen Rees, Armando Possante e Pedro Teixeira e Grupo de charamelas, cornetas e baixões sob a direção de João Mateus com uma intervenção do Coro Polifónico ”Eborae Mvsica”, direção de Eduardo Martins. A realização destas Jornadas nesta data têm também como objetivo assinalar os 30 anos da constituição da Eborae Musica- Associação Musical de Évora e o Dia Mundial da Música.

Os ateliers para coralistas são orientados por Peter Phillips, Owen Rees, Armando Possante e Pedro Teixeira, com acompanhamento ao piano por Nicholas McNair; o atelier para instrumentistas de Charamelas, cornetas e baixões é orientado por João Mateus.

Este ano serão estudadas e interpretadas obras de Filipe de Magalhães (Missa “Veni Domine”) e outras do mesmo compositor e dos compositores mais emblemáticos da Escola de Música da Sé de Évora, como Frei Manuel Cardoso, Duarte Lobo e Estêvão Lopes Morago. As Jornadas têm como objetivos divulgar o espólio da Escola de Música da Sé de Évora (sécs. XVI e XVII, fundamentalmente), (Frei Manuel Cardoso, Duarte Lobo, Diogo Dias Melgaz, Estêvão Lopes Morago, Filipe de Magalhães e outros); dar a conhecer formas de abordagem diferentes deste reportório; aprofundar técnicas vocais de interpretação; criar um espaço de intercâmbio de saberes, vivências e culturas; criar um espaço de abertura à participação da Comunidade. Os destinatários da iniciativa são diretores de Coros, membros de Coros, profissionais e amadores de Canto, Professores de música e outros interessados.

Locais: O programa das XX Jornadas Internacionais decorre no Convento dos Remédios e inclui também a realização dos Concertos referidos, na Sé de Évora e no dia 5 pelas 14h15, uma Visita guiada por Jorge Raposo ao Museu de Arte Sacra (antigo Colégio dos Moços da Sé de Évora) e obras dos Arquivos da Sé de Évora.

Os contactos podem ser feitos, para a Associação Musical de Évora - Eborae Mvsica, Convento dos Remédios, Av. S. Sebastião, Apartado 2126, 7001 - 901 Évora, Portugal. E-mail eboraemusica@mail.evora.net, telef: 266 746 750, fax 266 701359, www.eborae-musica.org.

Estas atividades têm o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura e da Direção Regional da Cultura do Alentejo e têm o apoio financeiro e/ou logístico da Câmara Municipal de Évora, do Cabido da Sé de Évora, Fundação Casa de Bragança, Fundação Eugénio de Almeida, Universidade de Évora, Caixa Geral de Depósitos, Cafés Delta, Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa e O Registo.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.