acerca otoño 2
Diario do Sul
Twitter rectangular

Apresentação

Projetos regionais de economia circular

Extremadura e Portugal apresentaram as boas práticas em empreendedorismo e na economia circular aos representantes Europeus

30 Outubro 2017 | Publicado : 16:01 (30/10/2017) | Actualizado: 16:14 (30/10/2017)

Extremadura já faz parte do clube de Regiões Empreendedoras Europeias, um galardão que é oferecido pelo Comité Europeu das Regiões (CdR), que reconhece e recompensa as regiões europeias que mostram uma estratégia que sobressaia e inovadora em matéria de empreendedorismo, independentemente das suas dimensões, riquezas e das suas capacidades.

A diretora geral da Empresa e Competitividade, Ana Vega, acompanhada pela diretora geral de Ação Exterior, Rosa Balas, reuniram-se na passada sexta-feira em Badajoz com o Presidente da CdR, Karl-Heinz Lambertz, para apresentar as ações desenvolvidas no âmbito do reconhecimento da Extremadura como Região Empreendedora Europeia 2017.

A diretora geral da Empresa e Competitividade salientou o impacto positivo que está a ter este prémio  na colaboração da Extremadura com outras regiões Europeias e na participação em projetos Europeus, destacando aqueles financiados através do programa POCTEP entre Espanha e Portugal.

Boas práticas de Economia Verde e Circular

Como marco da Conferência de Regiões Fronteiriças Europeias em Badajoz, cujo discurso inaugural esteve a cargo de Humberto Delgado, director de Capital Natural da Comissão Europeia, foram apresentadas também boas práticas neste campo.

O Coordenador da Ação Local da Junta da Extremadura, Santos Jorna, falou da Estratégia da Economia Verde e Circular da Extremadura para fazer frente aos novos desafios como as alterações climáticas. E sublinhou a importância da defesa extremenha como “navio almirante” e exemplo de biodiversidade e de circularidade.

Por outro lado, Carlos Javier Rodríguez, diretor do Gabinete do Presidente da Junta da Extremadura, expôs o caso do Centro Internacional de Inovação Desportiva ‘El Anillo’ como exemplo e referência no âmbito da sustentabilidade e oportunidade de liderança global. Do mesmo modo, referiu-se à “Estratégia da noite” concebida com o objetivo de aproveitar o potencial turístico dos céus extremenhos, caracterizados por um baixa densidade de luminosidade.

Além disso, Alessandra Rodrigues, da região Centro de Portugal, apresentou um projeto Europeu financiado pelo principal programa de investigação  e inovação europeia, Horizonte 2020, e no qual também participa a Extremadura como sócio.

Trata-se do projeto Screen, que agrupa várias regiões Europeias que trabalham com o objetivo comum de aproveitar as potenciais sinergias em economia sustentável.

Por último, os participantes da conferência puderam desfrutar dos céus extremenhos com a “cúpula” virtual que se montou para este evento.

logo euroregiones

interreg

logo git juntaex

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.