euroace
Diario do Sul
diario jornal

Exposição no Arquivo Distrital de Évora

“Resistência, Revolução e Democracia: Contributos para o estudo do Marxismo no distrito de Évora”

Autor :Carlos Neves

Fonte: Redação

12 Dezembro 2017

O Arquivo Distrital de Évora (ADE), localizado no Largo dos Colegiais (instalações da Universidade de Évora), tem patente ao público, até ao dia 30 de Abril de 2018, a mostra “Resistência, Revolução e Democracia: Contributos para o estudo do Marxismo no distrito de Évora”.

Na exposição, que foi inaugurada na passada quarta-feira, o ADE divulga a documentação “que conseguiu reunir, neste momento, associada aos movimentos sociais e políticos marxistas. Alguma documentação, embora não diretamente relacionada com o marxismo, é integrada na mostra para ajudar a compreender os diversos contextos vividos por aquela ideologia na nossa região”.

Segundo o Texto de Abertura da exposição, que pode ser visitada durante o horário de funcionamento do ADE (09h00-12h30; 14h00-17h30), “não se pretende glorificar o marxismo. Não é essa a nossa função. O que se pretende é divulgar uma realidade que não deve ser esquecida nem menosprezada. Até porque se trata de um movimento politico e social que atravessa todo um século, tendo sido entendido durante décadas como prejudicial à sociedade e severamente perseguido para, mais tarde, ser aceite no sistema político e vir ocupar o poder em várias autarquias na região”.

O Arquivo Distrital de Évora é um arquivo de âmbito regional, com a natureza de unidade orgânica flexível, na dependência da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). Procura principalmente promover a preservação, valorização, divulgação e acesso ao património arquivístico da sua área de intervenção, garantindo os direitos do Estado e dos Cidadãos e servindo como recurso probatório e informativo da atividade administrativa, bem como guardião da memória coletiva e individual.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.