Diario do Sul
diario jornal

NO ANTIGO POSTO DE TURISMO

Formandos do curso de oleiro expõem presépios em Viana do Alentejo

Até dia 18 de dezembro está patente ao público, no antigo Posto de Turismo de Viana do Alentejo, a exposição “Presépios de Viana”, dos alunos do curso de oleiro que está a decorrer, na antiga cantina, em Viana do Alentejo.

12 Dezembro 2017

Expostos estão dezenas de presépios feitos pelos 16 formandos que frequentam o curso que surgiu de uma parceria entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional/Centro de Formação Profissional e o Município de Viana do Alentejo, com vista a recuperar uma arte tradicional que está em vias de extinção no concelho.

Presentes na inauguração da exposição estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, e o Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora, José Ramalho, que ficou “muito agradado” com o trabalho desenvolvido pelos formandos. O mesmo responsável assegura que teve a oportunidade de “testemunhar o orgulho que o IEFP tem, em geral, e o Centro de Formação, em particular, nas obras verdadeiramente fantásticas que os formandos já conseguem fazer”.

O curso de oleiro, destinado a adultos, termina no próximo ano, e alia a certificação profissional à certificação escolar, uma vez que, dá equivalência ao 9º ano. Sobre a hipótese de estender esta equivalência ao 12º ano, José Ramalho, diz que “está em cima da mesa” e será avaliada com os restantes parceiros.

Questionado sobre a possibilidade de alguns formandos abraçarem esta arte depois da conclusão do curso, o Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora, considera que “há gente com arte e engenho para continuar uma profissão que é difícil, mas muito aliciante”. E acredita que no final será cumprido um dos objetivos de “não só ajudar os formandos a crescer profissionalmente e escolarmente, mas também de dar continuidade a uma profissão onde as pessoas estão a ficar com alguma idade e este saber não se pode perder”.

A exposição “Presépios de Viana” pode ser visitada até ao dia 18 de dezembro, entre as 9h00 e as 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.