Malo
Diario do Sul
diario jornal

Suão – Associação de Desenvolvimento Comunitário de São Miguel de Machede distinguida com Prémio Boas Práticas Associativismo Juvenil 2017

Fonte: Nota de Imprensa

14 Dezembro 2017

O projeto “Gabinete da Papelada” promovido pela Suão – Associação de Desenvolvimento Comunitário/Escola Comunitária de São Miguel de Machede – foi distinguido, no âmbito do Prémio Boas Práticas Associativismo Juvenil 2017, promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).
A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se no passado dia 5 de Dezembro, no Porto, e contou com a presença do Diretor Regional do Alentejo do IPDJ (Dr. Miguel Rasquinho) e do Secretário de Estado da Juventude e Desporto (Dr. João Paulo Rebelo). A representar a Suão estiveram presentes as jovens Vanessa Sampaio e Daniela Lopes, ambas Técnicas Superiores da instituição e membros dos órgãos sociais da mesma.
O “Gabinete da Papelada” tornou-se, desde 1998, um espaço social de referência na comunidade de São Miguel de Machede, uma vez que promove o acesso da população aos seus deveres e direitos básicos. Pode dizer-se que é a típica “Loja do Cidadão”, mas localizado em São Miguel de Machede. Qualquer pessoa poderá beneficiar deste projeto, para ter acesso a vários serviços como a Segurança Social, a Câmara Municipal de Évora (ex.: o Cartão do Munícipe Idoso), as Finanças, o apoio e encaminhamento para o Instituto de Emprego e Formação Profissional, entre outros. Através deste projeto, o utente poderá ter acesso a outros projetos da Suão como o “Porta Solidária” (apoio alimentar às famílias mais carenciadas).
Através do “Gabinete da Papelada” é promovido um trabalho intergeracional entre os jovens e a população, na medida em que os jovens (bem como outros voluntários que se disponibilizam a colaborar) ajudam e tratam dos assuntos burocráticos que a população (sobretudo a mais idosa) não consegue resolver, nem dirigir-se a Évora, para esse fim.
O projeto “Gabinete da Papelada” tem contado com o apoio formal do Centro Distrital de Évora da Segurança Social, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, do Jornal Diário do Sul e da Casa Agrícola Alexandre Relvas.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.