euroace
Diario do Sul
diario jornal

Iº Intercâmbio Gímnico Transfronteiriço AlentejoAndaluz

Fonte: Nota de Imprensa

29 Dezembro 2017

A Universidade de Évora, Departamento de Desporto e Saúde e a Universidad de Sevilha – Facultad de Ciencias de la Educación, Departamento de Educación Física y Deporte realizaram em conjunto, no passado dia 19 de Dezembro de 2017, o Iº Intercâmbio Gímnico Transfronteiriço AlentejoAndaluz, que contou com a participação da Eurorregião EUROAAA – ALENTEJO–ALGARVE–ANDALUZIA, que aproveitou este evento como forma de divulgação e promoção desta Comunidade de Trabalho transfronteiriça.
A iniciativa realizou-se pela 1ª vez, em Sevilha e constou de um intercâmbio entre as duas Universidades de Espanha e Portugal, estiveram implicados aproximadamente 250 alunos das 2 Universidades.
Esta iniciativa constou de um intercâmbio entre Universidades de Espanha e Portugal, nomeadamente Alentejo e Andaluzia e, visou o enriquecimento curricular dos alunos do curso de Ciências do Desporto da Universidade de Évora, que no âmbito da disciplina de Desportos Gímnicos tiveram oportunidade de intercambiar experiências dentro das diferentes disciplinas gímnicas, com os professores e colegas do outro país, utilizando materiais e metodologias de ensino que são completamente impossíveis de desenvolver na região do Alentejo devido à ausência de complexos gímnicos com as características como tem a Universidade de Sevilha.
A prática da ginástica, em contexto escolar Universitário e em instalações com estas características permitiram ao aluno (futuro profissional) a aquisição de “skills” que dificilmente poderiam adquirir na sua área de estudo (Évora). A importância deste evento para a cooperação transfronteiriça no âmbito da EURORREGIÃO EUROAAA - Alentejo, Algarve, Andaluzia manifestou-se em várias vertentes; o conhecimento de outras infraestruturas e metodologias de ensino, (visita guiada a toda a Facultad, nomeadamente salas de aula, laboratórios, piscinas, arrecadações, rocódromo e outros complexos desportivos instalados no Campus Universitário), a promoção de uma maior abrangência nas competências do profissional de Educação Física, com possível transferência para a sua futura área de ação (Alentejo).
O contexto transfronteiriço foi também promotor de um intercâmbio linguístico e cultural, visto que as aulas foram lecionadas em conjunto (alunos espanhóis misturados com os portugueses), e em línguas diferentes (POR e ESP), onde existiram benefícios de aprendizagem mutua.
A visita teve também uma componente cultural pois foi proporcionado aos alunos uma visita panorâmica pela cidade (Giralda, Torre del Oro, Catedral, Real Maestranza e Ponte de Triana com vista para o Guadalquibir), e uma visita à Praça de Espanha.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.