Malo
Diario do Sul
diario jornal

Tudo a postos para os Trilhos dos Reis

Fonte: Nota de Imprensa

11 Janeiro 2018

Em contagem decrescente para mais uma "mítica aventura", na qual irá contar com perto de dois mil participantes, a Associação de Desporto e Aventura de Portalegre (DAP) realizou na Sala do Capítulo da Câmara Municipal, a conferência de imprensa de antevisão dos "Trilhos dos Reis", a primeira prova dos Campeonatos Nacionais da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP).
A apresentar as características e novidades das provas e do evento esteve o presidente da direcção da DAP, José Presado, ladeado pela presidente do Município, Adelaide Teixeira, pelo vereador do Desporto, Nuno Lacão, pelo presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, pelo representante do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Tiago Pereira, e pelo o presidente da União de Freguesias de Sé e São Lourenço, Francisco Silva.
"Na sua quinta edição, os Trilhos dos Reis registam uma procura cada vez maior, ao nível das melhores do País, contando este ano com cerca de 1800 participantes, sendo que 300 são estrangeiros", declarou o presidente da DAP.
José Presado confirmou a "grande aposta" na promoção dos Trilhos dos Reis e realçou "o programa extenso" que inclui não só as competições - 12km, 25km e 45km - mas também a caminhada, as jornadas de trail running, as visitas culturais e a Corrida dos Príncipes, que vai levar novamente cerca de 150 crianças e jovens ao Jardim da Avenida da Liberdade. Trata-se de uma iniciativa pioneira no País e que inclui a participação da CerciPortalegre, APPACDM e dos internatos masculino e feminino da cidade de Portalegre.
Apresentou depois o percurso, que começa no Mercado Municipal e viaja até ao Salão Frio, Ribeira de Nisa, São Julião, Alto de São Mamede, Vale Lourenço, Reguengo e, novamente, Portalegre. Revelou que o evento irá contar com mais de uma dezena de animadores, uma equipa de fotógrafos e outra de filmagens, que irão garantir uma divulgação instantânea das provas nas redes sociais, e mostrou os prémios de finisher e ainda o guia oficial da prova.
O presidente da DAP terminou com um agradecimento aos voluntários, parceiros, proprietários de terrenos e a todos os que tornam possível continuar a realizar os Trilhos dos Reis.
"Cada vez mais profissional", a organização voltou a ser muito elogiada pelos parceiros que marcaram presença na conferência. O vereador Nuno Lacão aplaudiu o investimento da DAP "na consolidação" e, principalmente, "no crescimento", e salientou a forma com os Trilhos dos Reis apostam no desporto, na natureza e na juventude. Na sua opinião, esta organização é a prova de que "é possível ter eventos de referência" no Parque Natural da Serra de São Mamede.
O presidente da União de Freguesias, Francisco Silva, deu igualmente os parabéns a uma equipa que "já deu provas de competência" ao organizar uma iniciativa "de cariz nacional e internacional".
Tiago Pereira, em representação do IPDJ, saudou a simbiose que a DAP faz entre o desporto e a juventude, aplaudiu a forma como "procura qualificar através da inovação" e, evocando outra das iniciativas da organização, o São Mamede Granfondo, destacou ainda a forma com a DAP consegue mobilizar e agregar as forças vivas da região.
Dando o exemplo dos projectos das redes de walking e dos centros de btt e cicloturismo, bem como dos Caminhos de Santiago (a sul do Tejo) e dos Caminhos de Fátima, Ceia da Silva referiu que os Trilhos dos Reis "se inserem no espírito e estratégia" da Turismo do Alentejo e Ribatejo. Enalteceu a DAP por "valorizar o Parque Natural da Serra de São Mamede" e por "assegurar a sustentabilidade do evento através de uma rede de parcerias".
A presidente de Câmara, Adelaide Teixeira, confirmou a disponibilidade do Município para continuar ao lado de "uma organização que envolve muita gente e se prepara imenso". "É um orgulho receber mais uma edição de um evento que tem várias dimensões e que dá a conhecer o que de melhor tem a nossa região. É uma iniciativa que nos enche as medidas e representa um momento alto do desporto em Portalegre", frisou a autarca.
Os Trilhos dos Reis arrancam já no sábado, com as visitas guiadas, as jornadas de trail running e a Corrida dos Príncipes, e continuam no domingo com as provas de 25km e 45km, a contar para os Campeonatos Nacionais de Trail e Ultra Trail da ATRP, e ainda com o Mini-Trilhos dos Reis e a Caminhada, ambos num circuito de 12km.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.