Programa de Aceleración
Diario do Sul
diario jornal

Intervenção no Antigo Salão Central Eborense prossegue com mensagem para o futuro

Autor :Nota de imprensa

Fonte: Município de Évora

21 Fevereiro 2018

Na conclusão de mais uma fase das prospeções arqueológicas em curso com vista à remodelação do antigo Salão Central Eborense, a equipa técnica recebeu a visita do vereador da Cultura, Eduardo Luciano.
Os trabalhos arqueológicos, cuja direção está a cargo de técnicos municipais, têm supervisão da Universidade de Évora. Dado o interesse científico, têm contado com a participação de estudantes, não só eborenses, como ainda representantes das universidades de Minas Gerais, Brasil e de Alcalá de Henares, Espanha.
As escavações desenvolvidas têm permitido a descoberta, identificação e respetivo registo, de diverso espólio e estruturas no subsolo com origem entre os séculos X e XV. Nelas se incluem alguns silos de razoável dimensão e interesse arqueológico. Precisamente por ocasião da abertura e preenchimento do silo nº 4 teve lugar um ato simbólico: foi deixada pelo vereador uma mensagem escrita no fundo do aterro. Para além da nomeação dos técnicos responsáveis pelos trabalhos e respetiva contextualização, incluiu-se o seguinte texto: “Deixar uma marca no tempo, na tentativa que quem a encontre não nos julgue com a mesma severidade que os nossos contemporâneos. As memórias não cabem em nenhuma garrafa. Cabem nas estórias que somos capazes de construir em torno da história que nos cabe conquistar”.
Eduardo Luciano, corroborando as palavras de reconhecimento proferidas pelo professor Jorge Oliveira da Universidade de Évora, agradeceu aos técnicos responsáveis, assistentes e auxiliares, o elevado empenho e dedicação no trabalho que têm vindo a desenvolver. O vereador referiu que os trabalhos arqueológicos em curso, sendo um imperativo legal, estavam previstos no plano de intervenção. Adiantou ainda a garantia de que estes trabalhos não irão atrasar o programa estabelecido para a remodelação do antigo Salão Central Eborense.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.