Diario do Sul
diario jornal

Presidentes de câmara ouvem a opinião das empresas

CIMAL inicia Roteiro para a Valorização da Saúde

Autor :Nota de imprensa

Fonte: CIMAL

27 Fevereiro 2018

A CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral iniciou um Roteiro para a Valorização da Saúde no Alentejo Litoral. A primeira iniciativa deste roteiro reuniu empresários e agentes económicos do Alentejo Litoral e os presidentes dos Municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines.

O Roteiro para a Valorização da Saúde, lançado pelos presidentes nos cinco municípios do Alentejo Litoral no contexto da CIMAL, visa a recolha de contributos e a auscultação de diversos agentes e entidades da sub-região para que o território, e os Municípios em particular, reúnam as melhores condições para a formulação de propostas para a valorização da prestação de cuidados de saúde às populações.

A reunião decorreu no dia 21 de fevereiro em Sines e contou com a presença de representantes da APS – Administração dos Portos de Sines e Algarve, da AICEP – ZILs de Sines, da Caixa de Crédito Agrícola da Costa Azul, da EDP – Central Termoelétrica de Sines, da Galpenergia – Refinaria de Sines, da Herdade da Comporta, da Lauak Grândola, do Troiaresort, do Turismo do Alentejo e da Vitacress.

«Este Roteiro para a Valorização da Saúde que hoje iniciámos pretende ouvir o território e registar as experiências e as perspetivas dos diversos agentes, instituições e organizações do Alentejo Litoral. A reunião de todas essas sensibilidades certamente contribuirá para a formulação de propostas de melhoria mais robustas e em linha com as necessidades das pessoas», assinala Vítor Proença, presidente da CIMAL.

O enorme crescimento económico da sub-região nos setores do turismo, da indústria, portuário, agricultura e nos serviços trazem desafios acrescidos à prestação de cuidados de saúde, sendo igualmente necessário compatibilizar a oferta existente com a realidade demográfica atual. Além do mais, este desenvolvimento da sub-região e especificidades do território, quer no contexto industrial quer no do turismo, exigem respostas de socorro, emergência e de suporte que garantam a confiança e a segurança dos residentes e dos visitantes.

«Foi uma reunião muito positiva. A saúde é um elemento determinante para a atração de investimento e de pessoas e os agentes económicos do Alentejo Litoral estão plenamente conscientes desse facto», sublinha Vítor Proença. «Há menos de um mês o Conselho Intermunicipal foi recebido pelo Senhor Ministro da Saúde, que assumiu o compromisso de, em breve, visitar o Alentejo Litoral. Vamos continuar a auscultar o território, a reunir sensibilidades e sugestões e não deixaremos de formular as propostas que vão ao encontro das necessidades das nossas populações», acrescenta o presidente da CIM.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.